Justiça

Augusto Aras reconduz Engels Muniz para novo mandato como conselheiro do CNMP

Muniz teve seu mandato renovado para o biênio 2023/2025  |  Leonardo Prado/Comunicação/MPF

Publicado em 14/09/2023, às 15h31   Leonardo Prado/Comunicação/MPF   Téo Mazzoni

Em uma cerimônia ocorrida na manhã de quarta-feira (13), o procurador-geral da República e presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Augusto Aras, conduziu a posse de Engels Augusto Muniz para seu segundo mandato como conselheiro da instituição. Muniz, que atua como representante do Senado no colegiado, teve seu mandato renovado para o biênio 2023/2025.

Na solenidade, o PGR destacou que, além das funções de controle administrativo, financeiro e de caráter ético-disciplinar, o CNMP também tem um relevante papel, exercido por meio das comissões, de ser um “catalisador e um indutor de políticas públicas”. Segundo ele, essa nova compreensão do trabalho institucional foi ampliada nos últimos anos, inclusive com a participação do conselheiro Engels Muniz.

Augusto Aras parabenizou o conselheiro pela renovação do mandato e reiterou a importância de o Ministério Público atuar como uma instituição e não como uma corporação. “O MP não pode ser uma corporação, deve ser uma instituição que serve ao outro, que serve ao povo”, frisou, completando que, como conselheiro, Engels Muniz é um membro temporário da instituição e que tem atuado para ampliar os serviços prestados à população.

 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

 

O conselheiro, por sua vez, agradeceu o apoio recebido ao longo dos últimos dois anos, destacando a complexidade da instituição Ministério Público e a forma como foi feita a gestão por Augusto Aras. “Para gerir uma instituição tão complexa como o Ministério Público, é preciso ser alguém que tem uma visão de mundo diferente, que não fica preso a cadeiras, a estruturas de um prédio bonito como a PGR, mas que entende a necessidade de cada cidadão, a importância do bom funcionamento dessas instituições, e que compreende e defende o Estado Democrático de Direito”, frisou.

Em novembro de 2022, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a recondução do advogado Engels Augusto Muniz para o Conselho Nacional do Ministério Público.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Justiça procurador-geral da República bnews augusto aras Bnews Justiça presidente do Conselho Nacional do Ministério Público conselheiro do CNMP Engels Augusto Muniz mandato como conselheiro do CNMP

Leia também


Bruno Reis abre o jogo sobre alianças para 2024; assista


Fazenda 15: Ex-BBB polêmica e jogador de futebol são confirmados no reality