Justiça

Bolsonaro nomeia José Batista de Santana Júnior para cargo de juiz titular do TRE-BA

Informação foi publicada na edição desta quinta (9) do Diário Oficial da União  |  Reprodução/Ascom TRE-BA

Publicado em 09/12/2021, às 07h26 - Atualizado às 07h36   Reprodução/Ascom TRE-BA   Redação BNews

O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) nomeou o jurista José Batista de Santana Júnior para compor o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) no cargo de Juiz Titular. Ele ocupará a vaga decorrente do término do primeiro mandato de Henrique Gonçalves Trindade. As informações são do Diário Oficial da União desta quinta-feira (9). 

No final do ano passado, Batista Júnior havia sido reconduzido ao TRE-BA como juiz substituto. Naquela ocasião, pela segunda vez, ele foi escolhido para ocupar o cargo na classe dos advogados, também indicado pelo presidente da República.

Vale resaltar que Henrique Gonçalves é irmão dos vereadores José e Maurício Trindade. Em agosto deste ano, José Batista, Henrique Trindade e Newton Carvalho de Mendonça foram escolhidos pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para compor a lista tríplice da vaga de juiz titular do TRE-BA na classe advogados. Respectivamente, cada um deles teve 27, 25 e 23 votos.

Graduado em Direito na Universidade Católica do Salvador, José Batista começou a atuar na advocacia em 1997.  O jurista é pós-graduado em Direito do Trabalho (Unifacs) e em Direito Eleitoral (Fabac), e também foi conselheiro do Tribunal de Ética e Disciplina da secção baina Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) entre 2010 e 2012.

Nos dois anos seguintes, presidiu a subseção de Santo Antônio de Jesus.

Classificação Indicativa: Livre


Tags TRE-BA Jair Bolsonaro juiz titular José Batista de Santana Júnior

Leia também


Senado aprova volta da propaganda partidária no rádio e na TV


Youtuber acha corpos de jovens desaparecidos há 21 anos em rio nos EUA


'Querem me prender, me prendam, eu estou cansado', diz dono da Kiss


Nubank chega ao mercado avaliado em R$ 231,4 bilhões e passa Itaú