Justiça

Desembargadores escolhem nomes da lista tríplice para vaga de juiz titular do TRE-BA; confira

Divulgação/TRE-BA
Também nesta quarta-feira (25), mais cedo, o Tribunal Pleno do TJ-BA também escolheu nomes que formaram a lista tríplice para vaga de juiz substituto da corte eleitoral   |   Bnews - Divulgação Divulgação/TRE-BA

Publicado em 25/08/2021, às 11h32   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) elegeu nesta quarta-feira (25) a lista tríplice para vaga de juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na classe advogados.

Os desembargadores escolheram os nomes de José Batista de Santana Jr, Henrique Trindade - atual juiz titular - e Newton Carvalho de Mendonça  - escolhidos, respectivamente, por 27, 25 e 23 votos. 

Também nesta manhã o TJ-BA escolheu os nomes que formam a lista tríplice para vaga de juiz substituto da corte eleitoral.  

Nas duas situações, as listas serão enviadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para confirmação, e posteriormente encaminhadas ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), a quem caberá as escolhas definitivas.

A eleição para lista tríplice de juiz titular também contou com 32 votos brancos e dois nulos. Os defensores Antonio César Pereira, Danilo Costa Luiz e Sanzo Carvalho também estavam no páreo. Em ordem, eles tiveram 17, 18 e 12 votos cada.

Apesar de ter sido incluído na lista, alguns advogados consultados entendem que o nome de José Batista Júnior pode ser questionado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que foi juiz substituto por dois biênios e não poderia participar num terceiro biênio consecutivo, mesmo que para cargo distinto. Caso o TSE rejeite o nome de Batista, deverá ser convocado o quarto colocado, Danilo Costa Luiz.

Notícias Relacionadas

TJ-BA aprova lista tríplice para vaga de juiz substituto do TRE-BA; veja nomes

Sessão do TJ-BA tem início tumultuado após proposta de mudança na eleição da mesa diretora ser anunciada

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp