Justiça
Publicado em 01/09/2026, às 16h43 Gustavo Moreno/SCO/STF Matheus Simoni
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disse estar acompanhando o que chamou de "crise" o momento enfrentado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) diante da divulgação de novos fatos apurados pela Polícia Federal. Nesta terça-feira (01), o ministro André Mendonça, relator das apurações envolvendo o chamado Caso Master, retirou o sigilo da investigação que apura fraudes descobertas pela Operação Compliance Zero. Com isso, foi revelado um vasto relatório que detalha a existência de mensagens que mostram a relação do banqueiro Daniel Vorcaro com o ministro do STF Alexandre de Moraes e o Procurador Geral da República (PGR), Paulo Gonet.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube
De acordo com a Ordem, é necessária uma apuração rigorosa diante dos fatos narrados. "A OAB defende a apuração rigorosa e isenta de todos os fatos, em relação a quem quer que seja, asseguradas as garantias constitucionais do devido processo legal, da ampla defesa e da presunção de inocência. Esses princípios garantem a legitimidade da apuração", declarou.
Entre outros pontos apresentados pela PF, o relatório aponta que Vorcaro teve uma série de encontros com Moraes entre 2024 e 2025. O banqueiro teria enviado mensagens ao ministro antes de ser preso pela primeira vez na Operação Compliance Zero em 2025. Moraes ainda teria modificado um contrato de R$ 130 milhões entre o escritório da sua esposa, a advogada Viviane Barci de Moraes, e Vorcaro.
A Ordem se preocupa com os impactos dessa crise para o Brasil, sobretudo por envolver instituições essenciais à democracia e por ocorrer durante o período eleitoral. A OAB seguirá cumprindo seu papel de defender a Constituição", sinalizou a OAB.
O comunicado foi assinado pelo presidente em exercício do Conselho Federal da OAB, Délio Lins e Silva Jr..
Confira:
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanha com atenção e extrema preocupação as notícias sobre a crise que atinge o Supremo Tribunal Federal (STF) e outras instituições da República. A OAB defende a apuração rigorosa e isenta de todos os fatos, em relação a quem quer que seja, asseguradas as garantias constitucionais do devido processo legal, da ampla defesa e da presunção de inocência. Esses princípios garantem a legitimidade da apuração.
A Ordem se preocupa com os impactos dessa crise para o Brasil, sobretudo por envolver instituições essenciais à democracia e por ocorrer durante o período eleitoral. A OAB seguirá cumprindo seu papel de defender a Constituição.
Délio Lins e Silva Jr
Presidente em exercício do CFOAB
Mulher de Moraes diz ter “gostado muito” de cotas das aeronaves transferidas por Vorcaro
Vorcaro ofereceu aeronaves como pagamento para serviços prestados pela esposa de Alexandre de Moraes