Justiça

Corregedoria instaura processo disciplinar contra servidoras de Formosa do Rio Preto por suposta interferência em litígio de terras

Desembargador Salomão Resedá determina investigação de servidoras em comarca com histórico de conflitos judiciais investigados na Operação Faroeste  |  Foto: Divulgação

Publicado em 16/04/2026, às 12h11   Foto: Divulgação   Claudia Cardozo

O corregedor Judicial do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador Salomão Resedá, determinou a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar para apurar a conduta de duas servidoras lotadas na Comarca de Formosa do Rio Preto, no extremo oeste do estado. A comarca é uma das mais graves do TJBA, tendo sido cenário dos conflitos investigados na Operação Faroeste.

A Corregedoria investiga denúncias graves de interferência em processos judiciais e uso do cargo público para favorecimento em disputas de terras na região. As investigações apontam que a servidora M. G. dos S. teria atuado de forma direta em um caso de posse de imóvel que envolvia uma área de sua propriedade particular. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Segundo a Corregedoria, há indícios de que ela tentou influenciar diligências conduzidas por outros servidores, induzindo questionamentos fora do escopo judicial para beneficiar seus próprios interesses, o que configuraria uma afronta direta à moralidade administrativa.

No mesmo procedimento, a servidora A. M. dos S. é acusada de oferecer resistência ao fluxo de trabalho do Grupo de Saneamento e de prestar informações falsas à magistrada da comarca. O objetivo dessas manobras seria dificultar a atuação de Oficiais de Justiça e tentar reverter ordens judiciais que atingiam a área de interesse da outra colega de trabalho.

Diante da gravidade dos fatos narrados, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral, Marcos Ledo, foi designado para presidir o processo e conduzir as oitivas e coletas de provas. O magistrado terá um prazo de 90 dias para apresentar o relatório conclusivo que decidirá o futuro das servidoras, que podem sofrer sanções administrativas severas caso as irregularidades sejam confirmadas.

Classificação Indicativa: Livre


TagsFormosa do Rio PretoCorregedoriatjbacomarcaservidorasoperação faroestelitígio de terras