Justiça

Da sala de aula à presidência do TJBA: Rotondano recebe homenagem em Ilhéus, relembra trajetória e destaca missão no Judiciário

Presidente do TJBA destacou a emoção de retornar à região onde iniciou sua formação em Direito e afirmou que o momento reforça o compromisso por um Judiciário mais acolhedor, presente e atuante.  |  Rodrigo Oliveira Braga / BNEWS

Publicado em 24/07/2026, às 11h46 - Atualizado às 12h00   Rodrigo Oliveira Braga / BNEWS   Redação BNews com informações de Claudia Cardozo

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador José Rotondano, destacou dois marcos durante o encerramento do projeto Justiça em Território – Presença que Transforma, realizado nesta sexta-feira (24), na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, no Sul da Bahia.

Em discurso, ele ressaltou a primeira sessão colegiada do tribunal realizada fora da sede, em 417 anos de história, e afirmou que o aplicativo TJBA Zela está entre os finalistas de um prêmio de inovação do Poder Judiciário brasileiro.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Segundo Rotondano, a iniciativa de levar parte das atividades do Judiciário para a região sul da Bahia representa uma aproximação da instituição com a população.

“Em 417 anos da existência, esta é a primeira vez que o Tribunal de Justiça da Bahia realiza uma sessão colegiada fora de sua sede. Trata-se de uma demonstração inequívoca do zelo, da dedicação e do compromisso desta instituição com a população baiana”, afirmou.

O presidente do TJBA também destacou que liderar o projeto de itinerância do Judiciário baiano foi um marco em sua trajetória profissional. “Tenho aqui um marco forte em minha carreira profissional. Carreguei com muito orgulho a lembrança de ter liderado esse inédito processo de itinerância do judiciário baiano”, declarou.

Durante o discurso, Rotondano também fez uma reflexão pessoal sobre sua trajetória no Judiciário baiano, ao relembrar o período em que era estudante de Direito e relacionar essa memória ao papel que exerce atualmente como presidente do TJBA. Ele se formou em Direito pela Faculdade de Direito de Ilhéus, em 1983 e foi aprovado no concurso para o Ministério Público no ano seguinte, onde ficou por 27 anos.

“Neste exato momento, cruzam-se, na mesma pessoa, memórias de um jovem estudante de direito com a perseverança do atual presidente do Tribunal de Justiça da Bahia de fazer um poder judiciário acolhedor, presente e atuante para a sua população”, disse.

Durante a solenidade, Rotondano também recebeu o título de Cidadão Ilheense, concedido pela Câmara Municipal de Ilhéus. A homenagem foi entregue pela vice-presidente da Casa Legislativa, vereadora Rubia Watson de Souza. Além dele, também foram homenageadas com a honraria as desembargadoras Maria de Fátima Carvalho e Cármen Lúcia.

TJBA Zela concorre a prêmio de inovação
Durante o discurso, José Rotondano também comemorou a indicação do aplicativo TJBA Zela para concorrer a um dos prêmios de inovação do Poder Judiciário brasileiro.

A ferramenta permite que mulheres vítimas de violência solicitem medidas protetivas pelo celular, sem burocracia e de forma virtual.

“E, para alegria do nosso tribunal, o TJ Zela está indicado para concorrer a um dos prêmios de inovação do poder judiciário brasileiro”, disse o desembargador.

O presidente do TJBA informou que o resultado da premiação será divulgado em agosto.

“Em agosto, nós teremos, então, o resultado desse projeto. A ferramenta permite que vítimas acionem o poder judiciário para obtenção de medidas protetivas a partir do celular, sem burocracia, de modo inteiramente intuitivo e virtual”, afirmou.

A programação do projeto Justiça em Território – Presença que Transforma levou ações do TJBA para os municípios de Ilhéus e Itabuna, com atividades voltadas aos serviços oferecidos pelo Judiciário baiano.

Classificação Indicativa: Livre


TagsUescIlhéusTribunal de Justiça da BahiatjbaJosé Rotondano