Justiça

Daniel Vorcaro desembarca em Brasília e passa por exame de corpo de delito antes de ser levado a presídio federal

Transferência do dono do Banco Master foi autorizada pelo STF após a Polícia Federal alertar sobre o poder de influência do investigado  |  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Publicado em 06/03/2026, às 18h20   Rafa Neddermeyer/Agência Brasil   Cibele Gentil

O banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, chegou a Brasília na tarde desta sexta-feira (6), por volta das 15h30, em uma aeronave da Polícia Federal. Ele ficará custodiado na Penitenciária Federal, presídio de segurança máxima.

Após o pouso no Aeroporto Internacional de Brasília, o empresário foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) da Polícia Civil do Distrito Federal, onde foi submetido ao exame de corpo de delito. O procedimento é praxe antes do ingresso no sistema penitenciário federal.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

A transferência foi autorizada nesta quinta-feira pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator dos processos derivados da Operação Compliance Zero. A decisão atendeu ao pedido da Polícia Federal, que argumentou que a permanência de Vorcaro em unidades comuns representava um risco às investigações, por conta da alta influência do banqueiro.

Além das questões investigativas, a corporação alegou que a medida visa garantir a integridade física do custodiado. Como precedente, foi citado o caso de seu aliado, Luiz Phillipi Mourão, que atentou contra a própria vida após ser preso na mesma fase da operação em Minas Gerais.

Histórico

A nova prisão de Daniel Vorcaro ocorreu na manhã da última quarta-feira (4), durante a deflagração da terceira fase da Operação Compliance Zero, que apura fraudes bilionárias no Banco Master. O empresário já havia sido alvo de uma ordem de prisão no ano anterior, mas respondia ao processo em liberdade provisória com o uso de tornozeleira eletrônica.

Este novo mandado de prisão foi fundamentado pela Justiça após a análise de dados extraídos do aparelho celular do banqueiro, apreendido na fase inicial das investigações. As mensagens recuperadas revelaram que Vorcaro utilizava sua influência para ameaçar jornalistas e outras pessoas que contrariavam seus interesses.

Classificação Indicativa: Livre


TagsBrasíliapolícia federalSupremo Tribunal FederaljornalistasinvestigaçõesAndré MendonçaAeroporto Internacional de BrasíliainfluênciaCustódiasegurança máximaBanco MasterDaniel VorcaroInstituto de Medicina Legalpenitenciária federalExame de corpo de delitoOperação Compliance ZeroLuiz phillipi mourão

Leia também


Justiça condena empresa após chefe apontar arma para empregado por suspeita de furto


STF começa a julgar denúncia contra Silas Malafaia por chamar generais do Exército de “frouxos” e “covardes”