Justiça
Publicado em 24/04/2026, às 09h31 Foto: Divulgação Redação Bnews
A magistratura baiana ganhou um reforço de peso na cúpula do Judiciário Federal nesta quinta-feira (23). O desembargador federal César Jatahy, soteropolitano com raízes fincadas no Direito da UFBA, tomou posse como o novo vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) para o biênio 2026-2028.
A solenidade, realizada no Plenário da Corte em Brasília, empossou a desembargadora Maria do Carmo Cardoso como presidente, se tornando a segunda mulher na história a ocupar o cargo, e o desembargador Jamil Rosa de Jesus Oliveira na Corregedoria.
O desafio do "gigantismo"
Ocupar a vice-presidência do TRF1 não é tarefa simples. O tribunal é responsável por nada menos que 73% do território nacional, abrangendo a Bahia e outros 12 estados, além do Distrito Federal. Jatahy terá em suas mãos a responsabilidade de decidir quais recursos sobem para os tribunais superiores (STJ e STF).
"Daí já dá para se ter a ideia da imensidão que é este Tribunal e do desafio que é ser vice-presidente. Temos um grande volume processual e precisamos dar as respostas que o jurisdicionado espera e precisa", destacou o magistrado baiano.
Gestão "humanizada" e tecnológica
A nova presidente, Maria do Carmo, que agora lidera a equipe ao lado de Jatahy, deixou claro que a modernização será prioridade, mas sem deixar de lado o calor humano. "Avançaremos na modernização tecnológica, mas com uma premissa clara: a tecnologia deve servir ao ser humano, e não o contrário", afirmou a magistrada, que também é muito próxima da bancada jurídica baiana.
Prestígio e emoção
O evento foi um verdadeiro encontro de autoridades. Além da presença de ministros do STJ e governadores, a posse contou com uma homenagem especial em vídeo do ex-presidente José Sarney, que ressaltou a competência da nova diretoria.
Para fechar com chave de ouro e um tom de sensibilidade que fugiu do "juridiquês" tradicional, os filhos da presidente organizaram uma apresentação surpresa de Almir Sater. O violeiro emocionou a plateia com "Tocando em Frente", simbolizando o novo ciclo que se inicia para a Justiça Federal.