Justiça
Publicado em 17/10/2025, às 10h50 - Atualizado às 12h20 Ascom/mpba Bruna Rocha
A Justiça baiana recebeu denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra a gestora de um lar de idosos, acusado de manter a unidade em condições precárias, que resultaram no fechamento do estabelecimento no início deste mês devido a graves problemas estruturais.
O local teve suas atividades encerradas em 6 de outubro, após uma operação conjunta do MP-BA, acompanhada pela Vigilância Sanitária de Salvador, pelas secretarias de Promoção Social e de Saúde, além das Polícias Civil e Militar. A denúncia foi recebida pela 12ª Vara Crime.
Segundo a promotora de Justiça Ana Rita Cerqueira Nascimento, autora da denúncia, entre agosto de 2024 e outubro de 2025, a gestora manteve 19 pessoas em situação de vulnerabilidade, algumas com deficiência, em condições “desumanas e degradantes” dentro do abrigo. Durante a operação, foram constatadas diversas violações aos direitos previstos no Estatuto do Idoso e da Pessoa com Deficiência, expondo os residentes a riscos à saúde e à segurança.
Além disso, a instituição não possuía documentação válida para funcionamento e apresentava condições precárias de higiene.
A denúncia também aponta que Luzania, responsável pela gestão, retinha os cartões bancários com benefícios previdenciários e assistenciais dos residentes, apropriando-se dos valores e, em alguns casos, realizando empréstimos em nome das vítimas sem o consentimento delas. O MP-BA requereu ainda que Luzania seja condenada ao pagamento de R$ 10 mil por dano moral coletivo, valor que será destinado ao Fundo de Defesa dos Direitos Fundamentais do Ministério Público.
Idoso morre dois dias após ser pisoteado por vaca no interior da Bahia
Guardas municipais flagrados agredindo idoso em Salvador são afastados; órgão diz que agentes seguiram protocolos