Justiça

Gilmar Mendes se irrita com advogado após discussão sobre juiz de garantias

Implantação da figura do juiz de garantias foi suspensa por liminar do ministro Luiz Fux, relator do processo, em 2020  |  Reprodução/Antônio Cruz (Agência Brasil)

Publicado em 24/05/2023, às 17h16   Reprodução/Antônio Cruz (Agência Brasil)   Cadastrado por Lorena Abreu

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes se irritou nesta quarta-feira (24) durante sessão na Corte após o advogado Alberto Pavie pedir que o julgamento sobre juiz de garantias fosse levado ao plenário virtual, de acordo com o portal Metrópoles.

“Isso é para adiar ainda mais o julgamento?”, questionou o ministro.

O julgamento da matéria está previsto para esta quarta (24), mas é o oitavo item da pauta e corre o risco de não ser julgado. “Eu fico constrangido que venha esse tipo de questão que está nos impedindo de tratar do tema que nós temos que tratar”, reclamou Gilmar.

A presidente do tribunal, ministra Rosa Weber, apenas respondeu: “Eu ouvi e decidirei”.

A implantação da figura do juiz de garantias foi suspensa por liminar do ministro Luiz Fux, relator do processo, em 2020. Até o momento, o caso não foi julgado definitivamente pela Corte.

A adoção do juiz de garantias estava prevista para entrar em vigor no dia 23 de janeiro de 2020, conforme o pacote anticrime aprovado pelo Congresso Nacional.

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf gilmar mendes luiz fux juiz de garantias