Justiça
Publicado em 19/08/2026, às 22h04 - Atualizado às 23h05 Reprodução / Youtube / STJ Claudia Cardozo e Davi Lemos
O ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), destacou a trajetória profissional de Luiz Felipe Salomão durante a posse do magistrado como novo presidente da Corte, nesta quarta-feira (19). Em discurso, Benjamin ressaltou a experiência do colega no Judiciário e afirmou estar convencido de que a nova gestão será “profícua”.
Ao falar sobre o novo presidente, Herman Benjamin lembrou que ambos estudaram na Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Toma posse hoje o ministro Luiz Felipe Salomão, meu colega de faculdade, da gloriosa Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro”, afirmou.
O ministro também enfatizou a experiência acumulada por Salomão ao longo da carreira na magistratura. Segundo Benjamin, o novo presidente do STJ dedicou sua vida profissional à atividade jurisdicional e adquiriu amplo conhecimento sobre as diferentes estruturas do Judiciário brasileiro.
“Passou a sua vida inteira profissional como juiz, conhece profundamente a magistratura federal e estadual deste país gigante”, declarou. Para Benjamin, essa trajetória coloca Salomão em uma posição privilegiada tanto para compreender quanto para buscar soluções para os desafios enfrentados pelos tribunais.
Herman Benjamin encerrou a manifestação demonstrando confiança nos próximos dois anos de administração do STJ. “Estou convencido de que sua excelência fará uma gestão profícua”, disse. O ministro afirmou ainda esperar que, ao fim do mandato, os integrantes da Corte possam voltar a se reunir para “celebrar os feitos” da presidência de Luiz Felipe Salomão.