Justiça
Publicado em 02/09/2026, às 08h55 - Atualizado às 09h36 Divulgação Eduardo Costa
A Polícia Federal identificou no celular de Daniel Vorcaro mensagens e áudios que apontam que o ex-banqueiro teve um encontro reservado com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, em São Paulo, em março de 2025. A informação foi divulgada pelo jornalista Paulo Motoryn e publicada originalmente na newsletter Noites Húngaras, no Substack.
O encontro entre o magistrado e Vorcaro ocorreu no dia 14 de março de 2025, no Instituto ITER, fundado por Mendonça em 2023. O ex-dono do Banco Master teria permanecido no local por aproximadamente duas horas.
De acordo com a reportagem, a aproximação entre os dois foi articulada ao longo de semanas pelo advogado Ciro Rocha Soares e pelo deputado federal Cezinha de Madureira (PL-SP).
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp!
O material também divulgou uma mensagem enviada por Ciro a Vorcaro no dia 7 de fevereiro de 2025 onde ele dizia: "Tô com André M.".
Um dia depois, 8 de fevereiro, o advogado mandou uma foto onde aparece ao lado de Mendonça, seguido por um áudio onde diz: "Fala, Vorcarinho, trabalhando por você! Levei o André lá no Vasco agora, pra fazer um terno".
De acordo com a reportagem, a foto teria sido tirada em uma unidade da Alfaiataria Vasco Vasconcelos.
Dias depois, em 16 de fevereiro, Ciro escreveu: “Opa, Dani!!! Preciso muito falar com você. O A.M. quer recebê-lo. É preciso agendar o quanto antes".
Na mensagem seguinte, acrescentou: “Muito importante sua ida nele junto comigo”.
Vorcaro, então, responde: "Marca quarta";
Em um outro áudio, Ciro conta a Vorcaro oque conversou com Mendonça: “Ele sabe, soube da situação do Banco Central toda. Eu contei. Ele já sabia que o Cezinha já tinha falado com ele".
O material não esclarece qual era a situação sobre o BC que foi levada a Mendonça, porém, Ciro afirma que o ministro já havia sido informado por ele e por Cezinha sobre a situação de Vorcaro no Banco Central.
Conforme a divulgação, o primeiro encontro não ocorreu como o planejado. No dia 17 de fevereiro, Ciro disse a Vorcaro que estava saindo de Brasília e precisava conversar com ele às 18h. Mais tarde, às 19h08, escreveu: “Cezinha confirmou às 16h de quarta”.
Já no dia 19 de fevereiro, Vorcaro tinha como objetivo se encontrar com Mendonça e que o advogado Bruno Bianco, que havia chefiado a Advocacia-Geral da União durante o governo Jair Bolsonaro (PL), participasse da apresentação.
A reunião, no entanto, não ocorreu naquele horário. Segundo a reportagem, Mendonça estava no STF no dia. As mensagens não esclarecem se o encontro foi cancelado ou apenas remarcado.
O encontro foi remarcado por Cezinha de Madureira para o dia 13 de março: “Amanhã sexta-feira 17:00 com o ministro André em São Paulo".
Vorcaro respondeu: “Show.” “Marcado.”
Cezinha acrescentou: “Estarei lá para te receber."
No dia do encontro, Vorcaro comunica: “Fala amigo.” “Estou a caminho.”.
Cezinha responde: “Ministro já está te esperando.”.
A revelação ocorre um dia depois de Mendonça autorizar a quebra de sigilo das informações obtidas pela Polícia Federal sobre a relação de Vorcaro com o ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Seis são presos em operação contra grupo suspeito de vender drogas e extorquir turistas no Farol da Barra
Mensagens entre Moraes e Vorcaro chegam a aliados de Trump