Justiça

PF prende de novo lobista acusado de vender decisões no STJ

Um novo mandado de prisão foi cumprido pela PF, nesta quarta-feira (12)  |  Reprodução / Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Publicado em 12/11/2025, às 11h13 - Atualizado às 13h12   Reprodução / Marcello Casal Jr / Agência Brasil   Leonardo Oliveira

A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (12), um novo mandado de prisão contra o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, suspeito de vender decisões judiciais em gabinetes do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Andreson é o principal alvo da Operação Sisamnes, que investiga crimes de organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional. O caso envolve a suposta venda de decisões não apenas no STJ, mas também em outros tribunais.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

O suspeito cumpria prisão domiciliar desde julho, em Primavera do Leste (MT), por decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A medida foi tomada após a Procuradoria-Geral da República (PGR) emitir parecer favorável à saída do lobista da prisão federal de Brasília, devido ao seu estado de saúde. Segundo a defesa, Andreson teria perdido mais de 30 kg por falta de alimentação adequada no presídio.

O que diz a defesa do lobista

De acordo com o advogado dele, Eugênio Pacelli, a nova prisão ocorre sob o argumento de que Andreson tinha passado fome por vontade própria para conseguir ser transferido de um presídio federal em Brasília para o seu domicílio.

"Decisão tão surpreendente quanto desfundamentada. Esqueceram o laudo do IML e seu diagnóstico com base em exames de imagem e outros, para validar 50 minutos de dois policiais médicos na casa dele.

A ser assim, se ele se suicidar, dirão que, como foi voluntário o suicidio, ele deverá ser enterrado no presídio", afirmou o advogado, em nota.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSTJpolícia federalcorrupçãoprisãoSupremo Tribunal Federalviolaçãolobistaorganização criminosaPrimavera do LesteAndreson

Leia também


Ex-gestor vence cinco ações judiciais contra famoso clube de Salvador


Julgamento do caso Aisha Vitória é adiado após defesa alegar possível insanidade mental do assassino; acusação se manifesta