Justiça

Senado deve pautar PEC do “orçamento de guerra” para crises climáticas; saiba detalhes

PEC do “orçamento de guerra” para crises climáticas prevê recursos para auxiliar as regiões afetadas  |  Gilvan Rocha / Agência Brasil

Publicado em 06/05/2024, às 10h51   Gilvan Rocha / Agência Brasil   Cadastrado por Marco Dias

O Senado Federal deve analisar, nos próximos dias, uma proposta de Emenda à Constituição (PEC), que prevê um “orçamento de guerra” para calamidades climáticas, como a enfrentada pelo Rio Grande do Sul na última semana. A informação é do portal Metrópoles. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A PEC estabelece que o “orçamento de guerra” seja elaborado durante a “vigência de calamidade pública ambiental de importância regional ou local, reconhecida pelo Congresso Nacional, após solicitação do Presidente da República, somente naquilo em que a urgência for incompatível com o regime regular”. 

O texto prevê que o dinheiro deve ser utilizado somente em “ações da União nas áreas afetadas” e define que as regras para acionar orçamento especial sejam as mesmas incluídas na Constituição em 2021 para o regime de urgência instituído pela pandemia da Covid-19. 

A PEC é de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), e já conta com as 27 assinaturas necessárias para tramitar no Senado. A ideia é que a proposta seja analisada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ainda nesta semana, seguindo direto ao plenário. 

Catástrofes climáticas previstas na PEC: 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Senado pec Senado Federal Rio Grande do Sul orçamento de guerra

Leia também


Proprietária de barraca na Cidade Baixa denuncia sabotagem constate interrupção do serviço de energia


Defesa de motorista de Porsche entra com pedido de liberdade no STJ