Justiça

“Tá trabalhando?”: Barroso dá 'bronca' em funcionário durante sessão do STF; saiba motivo

'Bronca' de ministro causou risos no plenário durante sessão  |  Reprodução/STF

Publicado em 13/03/2025, às 20h07   Reprodução/STF   Cadastrado por Lorena Abreu

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, pediu ajuda a um dos assessores, conhecidos como “capinhas”, durante a sessão desta quarta-feira (12) em que era analisada a liberação da esterilização voluntária de mulheres. Ao procurar por ajuda para achar um papel com rapidez, Barroso não achou o capinha, que estava sentado. O decano então disparou: “Tá trabalhando?”.  A bronca provocou risadas do próprio “capinha” e de outros ministros presentes na sessão, como Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Segundo informações do portal Poder 360, os “capinhas” recebem o apelido por usarem uma pequena capa nas costas, menor do que a dos juízes. Entre suas funções, estão puxar as cadeiras, esperar os magistrados se sentarem e oferecer ajuda para que cada um deles se aproxime da bancada do plenário. Eles ficam perfilados e em pé, atrás das cadeiras, aguardando a chegada dos ministros.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Esse tipo de trabalho reverencial dos assessores aos ministros do STF é tradicional e, em 2024, um momento em que um dos “capinhas” puxava a cadeira para que um ministro se sentasse viralizou na internet, sendo replicada em várias redes sociais.

Classificação Indicativa: Livre


TagsJustiçaSupremo Tribunal Federalluiz fuxCármen LúciaLuís Roberto Barrosobnewsministros do STFAssessores do stfPapel dos assessoresBronca de barrosoTrabalho dos capinhasFunções dos capinhasTradição no stfEsterilização voluntáriaAjuda durante sessãoCadeiras dos ministrosViralização na internetSessão do stfCapinhas stfAjuda aos magistrados