Justiça

TJ-BA define datas para as Semanas de Sentenças e Baixas e de dois outros eventos relevantes para o judiciário; confira

A decisão da Corte foi feita por meio do Comitê de Governança  |  Reprodução / TJ-BA

Publicado em 08/01/2024, às 11h20 - Atualizado às 11h21   Reprodução / TJ-BA   Redação

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) anunciou a data de três eventos importantes para o Judiciário baiano em 2024, durante a 27ª Reunião de Análise da Estratégia (RAE) ocorrida em dezembro. A decisão da Corte foi feita por meio do Comitê de Governança, ambos sob a presidência do desembargador Nilson Soares Castelo Branco.

As Semanas de Sentenças e Baixas (SSB) está programada para acontecer de 17 a 21 de junho e de 16 a 20 de setembro, enquanto a Semana de Saneamento de Dados está marcada para 13 a 17 de maio. As Semanas Estaduais de Conciliação estão previstas para 10 a 14 de junho, 28 de outubro e 01 de novembro. 

Nas SSB, iniciativa que conta com o apoio das Corregedorias (Geral e do interior), os juízes julgam, exclusivamente, os processos referentes à Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e realizam a expedição de alvarás e baixa processual dos demais feitos. Na Semana de Saneamento de Dados, o Tribunal baiano concentra os esforços na correção de dados cadastrais das partes e dos procuradores nos sistemas judiciais.

Já nas Semanas Estaduais de Conciliação, o TJBA realiza a maior quantidade de audiências de conciliação e mediação por meio da inclusão de novas designações nas pautas das Varas, Juizados e nos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc´s), a fim de fortalecer a resolução amigável de conflitos, através de acordos entre as partes envolvidas em litígios. 

O Secretário de Planejamento e Orçamento, Pedro Lúcio Silva Vivas, ressalta a importância desse planejamento estratégico, destacando que “antecipar as datas dos eventos anuais possibilita que magistrados e servidores organizem suas agendas de maneira eficiente. Essa antecipação, não apenas facilita a preparação, mas também estabelece metas claras para cada período e otimiza a distribuição de esforços e recursos”.  
 
A programação para este ano revela ainda que as RAEs ocorrerão em 19 de março, 18 de junho, 17 de setembro e 17 de dezembro. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Justiça Tribunal de Justiça da Bahia desembargador Nilson Soares Castelo Branco. Corregedorias Semanas Estaduais de Conciliação

Leia também


Conselho Nacional de Justiça deve punir desembargadores da Bahia alvos de processo; saiba mais


Prestador de serviço vai à Justiça cobrar vínculo de emprego e é multado em R$ 800 mil por má-fé