Justiça

TJBA inicia a primeira Semana de Mobilização voltada para maior celeridade em processos com idosos

Com cerca de 965.700 processos envolvendo pessoas acima de 60 anos  |  Foto: Rodrigo Oliveira Braga /Bnews

Publicado em 14/04/2025, às 13h00 - Atualizado às 13h03   Foto: Rodrigo Oliveira Braga /Bnews   Claudia Cardozo

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) inicia nesta segunda-feira (14) a primeira Semana de Mobilização do Projeto “Eu não posso esperar”. A iniciativa da Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI) inclui a análise de processos que envolvem idosos, em trâmite no 1º Grau; a realização de audiências concentradas; e a implementação de fluxos especiais.  

Atualmente, o TJBA possui um acervo de cerca de 965.700 processos com pessoas com mais de 60 anos. Nesse sentido, o projeto da CCI consolida a proposta de reforçar uma tramitação célere, especializada e humanizada para esse público.     

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O juiz auxiliar Valnei Mota Alves de Souza, coordenador do projeto, ressalta que a priorização de processos judiciais de idosos, no TJBA, é de extrema importância por diversas razões. Entre elas, menciona a promoção da garantia de direitos fundamentais; o acesso à justiça; a gestão processual eficiente com uma resposta em tempo adequado; e a consolidação de uma cultura de respeito.  

“Esta priorização deve se manifestar não apenas na formalidade, mas também em medidas práticas que garantam a efetiva celeridade desses processos”, destacou o magistrado. Para auxiliar juízes e servidores, a CCI desenvolveu um painel de controle (dashboard), que possibilita a visualização da quantidade de ações judiciais por unidade, bem como o tempo médio de tramitação.    

O juiz Valnei explica que, ⁠a rigor, todos os processos com pessoas com mais de 60 anos estão incluídos no mutirão, sem, necessariamente, haver foco em demandas específicas. “⁠Esta é apenas a primeira semana. Ocorrerão outras ainda neste semestre e não trabalharemos com meta em si, mas com mobilização para julgamento, bem como para a conscientização da população da necessidade de atenção especial aos processos de idosos”, complementa.  

A CCI, também, organiza uma ação estratégica de contato com grandes litigantes, para que encaminhem a numeração dos processos com idosos, a fim de promover a análise de possíveis acordos. Caso haja concordância, a proposta será formalmente peticionada nos autos; e as partes intimadas para manifestarem seu interesse.  

Classificação Indicativa: Livre


TagsprocessosidososCorregedoriatjbaaudiênciastribunalValnei mota alves de souza