Justiça

TJBA mantém suspensão de concursos públicos da Prefeitura de Juazeiro

Prefeitura de Juazeiro ajustou editais, mas TJBA reitera a suspensão até que conteúdos programáticos estejam em conformidade legal.  |  Foto: Divulgação

Publicado em 04/02/2025, às 09h10   Foto: Divulgação   Claudia Cardozo

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) manteve a suspensão dos concursos públicos da Prefeitura de Juazeiro e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), em decisão publicada nesta terça-feira (4). O pedido de suspensão foi feito pelo Município de Juazeiro, que alegava prejuízos à ordem e à economia pública.


Os certames foram interrompidos com base na decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública de Juazeiro, que considerou os editais nº 001/2024, 002/2024 e 003/2024 em desacordo com o artigo 60 do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate ao Racismo Religioso do Município. Mesmo com a interposição de agravo de instrumento pelo Município, o TJBA manteve a suspensão até que os conteúdos programáticos dos concursos sejam ajustados às exigências legais.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular


A presidente do TJBA, desembargadora Cynthia Resende, destacou que a suspensão do certame não é excessiva, mas sim necessária para evitar possíveis irregularidades e garantir a moralidade administrativa. O tribunal ressaltou ainda que a realização do concurso em um período de transição de governo municipal poderia gerar impactos financeiros significativos, com risco de dano irreparável ou de difícil reversão.


A Prefeitura de Juazeiro havia ajustado os editais e remarcado as provas para o dia 8 de dezembro de 2024, com antecedência de 31 dias, mas o Tribunal de Justiça reiterou a necessidade de suspensão do certame. O descumprimento da decisão pode acarretar multa diária de R$ 5 mil, além da possível abertura de processos por desobediência, improbidade administrativa e responsabilidade criminal.

Classificação Indicativa: Livre


Tagsimprobidade administrativaSAAETribunal de Justiça da BahiatjbaEstatuto da Igualdade RacialPrefeitura de Juazeiroserviço autônomo de água e esgotoresponsabilidade criminalcombate ao racismo religiosoirregularidades em concursossuspensão de concursosdano irreparável

Leia também


Concursos públicos devem movimentar mercado em 2025; confira quais estão previstos para abertura


Em crise financeira e com carnaval suspenso por falta de dinheiro, Prefeitura de Juazeiro pagou indenização alta a ex-prefeita