Justiça

Vídeo: Juiz expulsa advogado após ele entregar copo de água para testemunha; web aponta racismo

“Tira a água, que eu não autorizei. O senhor não está aqui para servir água para as pessoas. O senhor está aqui como advogado", disse o juiz  |  Reprodução/ Vídeo

Publicado em 12/06/2023, às 20h56   Reprodução/ Vídeo   Cadastrada por Letícia Rastelly

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim) entrou com uma reclamação disciplinar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o juiz Carlos Alberto Garcete, da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande (MS).

O magistrado expulsou o advogado criminalista Willer de Almeida de uma audiência, em 19 de maio, depois que o representante da defesa ofereceu água a uma testemunha que estava nervosa.

No vídeo, que tem circulado na internet desde a semana passada, mostra o momento em que o advogado coloca um copo de vidro com água onde a testemunha está sentada. É neste momento que o juiz chama a atenção do advogado.

“Tira a água, que eu não autorizei. O senhor não está aqui para servir água para as pessoas. O senhor está aqui como advogado. O copo com vidro não é autorizado, a função do senhor não é servir água aqui”, disse o magistrado, fazendo Willer retirar o copo em questão.

Ao sair em defesa do colega, o advogado Pablo Gusmão também é criticado pelo juiz e ambos são retirados da audiência, após ordem do magistrado. “O juiz conduz a audiência e decide aqui. Quem desrespeita isso é retirado, não importa quem seja”, disse Garcete. Na internet, alguns apontam a situação como racista, já que Willer é negro.

A Abracim afirma que o juiz teve “conduta desrespeitosa, humilhante e preconceituosa” para com os advogados. Já a Associação dos Magistrados do Mato Grosso do Sul (Amamsul), se manifestou a favor de Garcete: “É dever de todo e qualquer juiz, ao presidir audiência, manter a regularidade dos trabalhos, a disciplina e o decoro durante o curso do processo, evitando a prática de atos capazes de prejudicar a regular tramitação do feito”, defendeu a Associação.

 

 

 

 

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags advogado vídeo água juiz racismo testemunha

Leia também


Pai de bebê intoxicado com haxixe se pronuncia após acusações


Após apoiar Bolsonaro em 2022, deputado emplaca irmão no governo Lula