Cultura

Editora baiana com trabalho voltado para literatura feita por mulheres negras ganha destaque na Flica

Diálogos Insubmissos lançou livro que aborda histórias de luta e organização política das mulheres negras  |  Divulgação

Publicado em 31/10/2023, às 12h37   Divulgação   Cadastrado por Rafael Albuquerque

O trabalho realizado por mulheres negras na busca por mais igualdade social ganha destaque no livro “30 años tecendo a Red de Mujeres Afrolatinaamericanas, Afrocaribenhas y de la Diáspora”, que foi lançado na Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) no últmo 27, no espaço Casa Pretahub, em Cachoeira.

 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

 

É a primeira publicação internacional da Editora Diálogos Insubmissos, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo e o Instituto Odara. O livro celebrará os 30 anos do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, oficializado em 25 de julho de 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante Encontro de Mulheres Negras e Caribenhas, na República Dominicana.

 

Organizada pela Red de Mujeres Afrolatinaamericanas, Afrocaribenhas y de la Diáspora, a publicação contém textos escritos por ativistas históricas do movimento negro e do movimento de mulheres negras da América Latina e do Caribe, como Epsy Campbell, ex-vice-presidente da Costa Rica.

 

O lançamento do livro aconteceu durante encontro que tratou sobre as histórias de luta e organização política das mulheres negras e teve a presença de Dayse Sacramento, editora responsável da Diálogos Insubmissos, de Christiane Gomes, coordenadora de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo, e de Silene Arcanja, coordenadora de projetos do Instituto Odara. Ao final do lançamento, os participantes ainda poderão curtir ao som da DJ Belle no Baile Insubmisso.

 

 

Participando pela 5ª vez da FLICA, a Diálogos Insubmissos atua para valorizar e promover uma maior participação de mulheres negras em festivais literários. “Na FLICA, nós temos a Casa Insubmissa de Mulheres Negras como um espaço para aproximar o público presente da literatura feita por mulheres negras. É uma proposta que assegura a nossa produção junto com o nosso protagonismo reforçando o direito de existir enquanto sujeitos que pensam e constroem literatura” ressalta Dayse Sacramento, fundadora da Editora Diálogos Insubmissos.

 

Editora Diálogos Insubmissos

A Editora Diálogos Insubmissos foi criada com o propósito de promover e dar visibilidade à produção artística, intelectual, política e editorial de mulheres negras. Com foco em levar conhecimento para diferentes lugares do mundo, a editora descendente da plataforma literária Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras (DIMN) já lançou oito livros e e-books desde novembro de 2021, ano de criação. Atualmente, possui uma equipe exclusivamente formada por mulheres negras.

 

Casa Insubmissa de Mulheres Negras

Para estimular a produção intelectual de mulheres negras, a Casa Insubmissa de Mulheres Negras é um espaço que realiza encontros visando o debate sobre obras de escritores, ativistas, pesquisadoras e artistas brasileiras. Desde 2017, esteve presente em importantes eventos, como: Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP); Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ); e Festa Literária de Mucugê (Fligê), além da FLICA. Em 2023, a Casa Insubmissa estará pela 5ª vez consecutiva na FLICA e a entrada será gratuita para o público presente.

Classificação Indicativa: Livre


Tags mulheres negras diálogos insubmissos

Leia também


VÍDEO: Secretário de Cultura celebra o fim das inscrições da Paulo Gustavo Bahia