Direto de Brasília

BNews em Brasília: Ilê Aiyê promete "show politizado" em dia de posse de Bolsonaro

Grupo baiano tocará na capital federal na Praça dos Orixás   |  Henrique Brinco

Publicado em 31/12/2018, às 14h43   Henrique Brinco   Tamirys Machado e Henrique Brinco

O grupo baiano Ilê Aiyê fará um show gratuito na madrugada desta terça-feira (1), em Brasília, logo após a virada do ano. A data coincide com a posse do novo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), visto como racista, sobretudo pelos movimentos negros e sociais. A cantora da banda, Iracema, conversou com a equipe do BNews, em Brasília, e pontuou a expectativa para o evento, em meio ao momento político atual.

"Momento de muita ansiedade. Muita gente esperando o Ilê aqui. Preparamos um repertório maravilhoso e vamos também passar muita mensagem para o nosso povo preto nesse momento de tanta transição e tanta ansiedade, não só para o show, mas para o nosso país [...]  Para o Ilê é especial para que a gente possa fortalecer o nosso movimento negro na capital do Brasil, não é a toa que estamos aqui hoje nessa virada de ano", disse, Iracema, durante estadia no Hotel San Marco.

Sobre o que esperar do novo governo, a artista evitou polemizar e disse que torce por coisas boas para o nosso país. "Como todos os momentos que nós vivemos de uma eleição, principalmente com um patriarca que o nosso presidente do Brasil, é um momento de muita tensão, ansiedade, a gente espera que aconteça muitas coisas boas porque ele já está eleito".

Questionada se as mensagens do show terão um tom político, a cantora foi enfática: "é inevitável não ter, está vinculado demais". "O Vovô em 1974 quando resolveu criar o Ilê Aiyê não foi só 'vamos colocar um grupo negros na avenida', a questão é justamente isso, combater a repressão, racismo, lutar pelos nossos direitos", ressaltou. 

"Nosso show não tem como não ser um show politizado, a gente defende a nossa bandeira e o objetivo do Ilê também é alertar as pessoas do mundo negro que elas podem, podem se formar, estudar, ser políticos"", declarou. "Para a gente vai ser, se tiver de ser, espero que não, continuar a nossa luta", completou. 

* Os repórteres do BNews estão em Brasília na cobertura da posse presidencial

Classificação Indicativa: Livre


Tags show brasilia posse Ilê bolsonaro