Economia & Mercado

JAC Motors reduz projeto para Camaçari e deve começar a produzir em 2017

Publicado em 02/02/2016, às 08h22   Roberto Viana/Arquivo/Bocão News   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)

A novela envolvendo a implantação da fábrica da JAC Motors no município de Camaçari ganhou novo desdobramento nos últimos dias. Segundo a revista IstoÉ Dinheiro, o presidente da empresa, Sérgio Habib, convenceu os sócios chineses a deixarem o negócio e vai, com seu grupo SHC, construir sozinho a fábrica na Região Metropolitana de Salvador (RMS). 
 
Segundo Habib, o carro a ser montado já está definido: será o crossover T5, que é fabricado na China como JAC S3. No entanto, a nova fábrica, que teria investimentos de R$ 800 milhões e teve sua inauguração adiada devido à crise econômica, será bem mais simples e custará R$ 200 milhões. A fábrica vai ter apenas a linha de montagem final, pois o carro virá praticamente pronto da China, em sistema CKD (Completely Knock-Down), inclusive já pintado. A capacidade de produção, que seria de 100 mil carros/ano no projeto inicial, será de apenas 20 mil carros/ano. A inauguração da fábrica será no início de 2017.
 
Conhecido por fazer previsões polêmicas sobre o mercado, o empresário Sergio Habib não foi diferente ao anunciar a produção do T5 na Bahia. “Acho que o mercado não chega a 2 milhões de carros este ano. Vai fechar entre 1,900 e 1,950 milhão sem caminhões e ônibus”, disse. Em 2015, o Brasil comercializou 2,067 milhões de automóveis e comerciais leves, contra 2,718 milhões em 2014. Ele afirma também que os preços vão subir: “O preço do carro vai aumentar mesmo com o mercado recessivo, porque no ano passado houve uma alta que não foi repassada nos custos de matéria prima, energia elétrica, mão-de-obra e câmbio da moeda”.
 
Matérias relacionadas:
JAC Motors suspende projeto de fábrica na Bahia
A JAC vai sim para a Bahia, afirma diretor da empresa ao Bocão News
Jac Motors adia inauguração em Camaçari para 2015
Leão cobra da JAC Motors cumprimento de contrato com governo da Bahia
Governo corta incentivos fiscais dados a JAC Motors
 
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Camaçari jac motors