Economia & Mercado

Comércio varejista sofre queda de 0,2% nas vendas

  |  Reprodução

Publicado em 12/04/2018, às 18h32   Reprodução   Redação BNews

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, nesta quinta-feira (12), a queda de 0,2% das vendas do comércio varejista no período de fevereiro a janeiro, na série com ajuste sazonal. No entanto, os analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast relataram que o resultado veio abaixo da mediana das estimativas. Eles esperavam uma queda de 1,00 % a avanço de 1,20% (mediana positiva em 0,65%). 

Sem ajuste sazonal, em fevereiro de 2018, as vendas do varejo tiveram alta de 1,3% em comparação do mesmo mês em 2017. As projeções iam de uma expansão de 1,60% a 4,70%, com mediana positiva de 3,40%.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

De acordo com informações do portal de notícias o Estadão, as vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2,3% no ano. No acumulado em 12 meses, houve avanço de 2,8% – o melhor desempenho desde outubro de 2014, quando o crescimento acumulado estava em 3,1%. O resultado mantém a trajetória ascendente iniciada em outubro de 2016.

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, a alta acumulada de 5,4% nos 12 meses terminados em fevereiro é a taxa mais elevada desde junho de 2013, quando estava em 5,8%.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,1% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio perto do piso do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde um recuo de 0,50% a um avanço de 1,90%, com mediana positiva de 0,40%.

Na comparação com fevereiro de 2017, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 5,2% em fevereiro de 2018. Nesse confronto, as projeções variavam de uma expansão de 4,50% a 9,40%, com mediana positiva de 6,30%.

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 5,9% no ano. Em 12 meses, o resultado foi de avanço de 5,4%.

Setores. O varejo registrou queda em quatro das oito atividades pesquisadas na passagem de janeiro para fevereiro. O recuo mais relevante foi observado em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,6%), setor de maior peso no varejo. As demais quedas ocorreram em Tecidos, vestuário e calçados (-1,7%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,8%) e Combustíveis e lubrificantes (-1,4%).

Na direção oposta, houve crescimento em Móveis e eletrodomésticos (1,5%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,8%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (2,7%); e Livros, jornais, revistas e papelarias (1,6%).

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, houve ligeira queda de 0,1% em fevereiro ante janeiro. As vendas de Veículos e motos, partes e peças tiveram avanço de 2,5%, enquanto Material de construção registrou aumento de 0,3%.

Classificação Indicativa: Livre


TagseconomiaVarejoIBGEvendas