Demorou, mas o Banco Central decidiu intervir no mercado de cartões de crédito. De acordo com informações do diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Aldo Luiz Mendes, o número de tarifas cobradas nos cartões de crédito serão reduzidas, de quase 80 ficarão somente cinco, definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Os bancos emissores de cartões só poderão cobrar tarifas de anuidade, emissão de segunda via de cartão, utilização de saque na função crédito, pagamentos de contas e, quando houver necessidade, avaliação emergencial do limite de crédito. Outras tarifas além dessas, serão proibidas e o pagamento de seus custos por meio da anuidade.
A possibilidade de essa medida encarecer a anuidade dos cartões, o diretor entende que o mercado é que vai balizar essa questão.
Segundo Aldo Mendes, ao reduzir e padronizar em cinco tarifas, o governo busca garantir aos consumidores a comparação dos preços e escolher o que achar melhor. Conforme a determinação do CMN. Os bancos terão que enviar aos clientes de cartão um extrato detalhado sobre as despesas com tarifas, juros e encargos.
Além disso, o cartão terá que deixar claro o Custo Efetivo Total (CET) das operações de crédito que poderão ser contratadas pelos clientes de cartão. Outra determinação é que seja dada grande publicidade para as tarifas cobradas dos cartões.
Classificação Indicativa: Livre