O Protudo Interno Bruto baiano cresceu 7,5% em 2010 e se configura como a maior taxa de crescimento da economia baiana de toda a história do PIB, segundo informa a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O destaque vai para o setor agropecuário, que acumulou expansão de 8,5% no período. O segundo melhor resultado foi da indústria (8,4%), seguido dos serviços (6,9%).
Em 2009, a Bahia havia crescido apenas 1,7%. Conforme o ógão, a expansão do setor agropecuário deve-se ao aumento na produção física dos produtos agrícolas, sobretudo grãos, os quais cresceram mais de 13%.
As projeções da SEI para os próximos 4 anos, segundo o diretor-geral Geraldo Reis, é de 5%, acompanhado a tendência da econoimia nacional, “com taxas mais sustentáveis de crescimento, evitando pressões inflacionárias e sem causar exaustão na infraestrutura”, ressalta Reis.
Classificação Indicativa: Livre