Economia & Mercado

Analistas erram projeções sobre bolsa e investidores ficam no prejuízo

No último pregão do ano, índice da Ibovespa ficou em 104,8 mil pontos - abaixo dos 145 mil estimados por XP e Safra  |  Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Publicado em 31/12/2021, às 19h25   Paulo Pinto/ Fotos Públicas   Redação BNews

Analistas da corretora de valores XP e do banco Safra indicavam que o Ibovespa fecharia o ano em mais de 145 mil pontos. Contudo, no último pregão do ano, na última quinta-feira (30), o índice ficou em 104,8 mil pontos -  38,35 % abaixo do previsto.

As informações são do site Metrópoles. Mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3 - Brasil, Bolsa, Balcão -, o Ibovespa é formado pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses.

Segundo a publicação, em maio, a XP revisou a projeção do Ibovespa em 2021 de 135 mil para 145 mil pontos. No mês seguinte, o banco Safra também indicou 145 mil pontos como preço-alvo. 

A casa de análises financeiras independente Eleven, por fim, estimou a Bolsa de Valores aos 138 mil pontos no fim de 2021. Na época, chegou a ser divulgada uma perspectiva que apontava para a possibilidade do Ibovespa chegar a 151 mil pontos.

Os analistas de investimento se vendem como uma espécie de bússola para investidores que precisam prever cenários, a despeito das intercorrências em um contexto de incertezas. Quem ancorou os investimentos nas expectativas divulgadas para 2021, teve prejuízos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags prejuízo bolsa investidores analistas projeções

Leia também


Prefeitura não acata ofício de ex-deputado e mantém fogos sonoros na virada


Bolsonaro libera R$ 700 milhões para ajudar áreas afetadas por chuvas


Sucuri-verde devora gato no meio da rua em Porto Velho