BNews Pet

Prefeitura não acata ofício de ex-deputado e mantém fogos sonoros na virada

Divulgação/Saltur
Barulho afeta pets, que podem chegar a ouvir 50 vezes mais que os humanos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Saltur

Publicado em 31/12/2021, às 18h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador decidiu não acatar ofício protocolado pelo ex-deputado estadual Marcell Moraes (PSDB) pedindo a proibição de fogos sonoros de artifício na virada da capital baiana.

Identificado com a causa animal, Moraes argumenta que o barulho afetará a saúde dos animais da cidade - bem como de crianças especiais e idosos.

"O que nos resta é orar e pedir proteção para todos! Desejo que em 2022 tenham mais sensibilidade para entender a dor e as mortes de tantos animais que causadas pelo barulho desses fogos", lamentou.

O ex-parlamentar também descreveu como "lastimável" que o prefeito Bruno Reis (DEM), bem como outros gestores do Brasil continuem autorizando fogos sonoros nas festas de Réveillon.

Segundo ele, há quatro anos o Rio de Janeiro não usa fogos com barulho.

Barulho dos fogos

Na última segunda-feira (27), em entrevista ao programa BNews Agora, o médico veterinário Fernando Oliveira explicou que os animais podem chegar a ouvir 50 vezes mais que os humanos - o que pode ser desconfortável para os bichinhos em algumas ocasiões.

Na ocasião, o especialista explicou que espécies ou raças que têm "orelha em pé" - como gatos, pastores alemães e lulus da pomerânia - sofrem mais com os estampidos que aquelas de "orelha caída".

Um dos efeitos mais perigosos do barulho de fogos para esses bichos, segundo Oliveira, são, por exemplo, os picos de adrenalina que podem ser desencadeados, oferecendo riscos ao coração.

"Também é comum [o animal] cair, luxar, fissurar algum osso [...] Às vezes, quando ele escuta, principalmente os gatos, ele sai louco e nessa fuga ele não consegue enxergar o que tem pela frente. Ele pode até pular de uma janela, cair e morrer, a depender da altura", acrescentou o médico.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags