BNews Pet

Fogos: Animais podem ouvir até 50 vezes mais que humanos, diz veterinário

Divulgação
Impacto do barulho dos fogos para os pets ainda é motivo de incompreensão para muita gente  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/12/2021, às 20h37   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Alvo de discussão a cada final de ano, o impacto do barulho dos fogos de artifício para os pets ainda é motivo de incompreensão para muita gente.

Em entrevista ao programa BNews Agora, na noite desta segunda-feira (27), o médico veterinário Fernando Oliveira, da Diagnovet, explicou que os animais podem chegar a ouvir 50 vezes mais que o ser humano, motivo de tanto desconforto para os bichos.

Leia também: Cadela com medo de escada rolante viraliza na internet e encanta internautas; assista

"A intensidade do som, que para a gente pode parecer uma coisa tranquila, ele (o animal) pode ouvir até 50 vezes mais", afirmou o especialista.

Segundo Oliveira, espécies ou raças que têm orelha "em pé" - como gatos, pastores alemães e lulus da pomerânia - sofrem mais com os estampidos que aquelas de orelha caída.

Um dos efeitos mais perigosos do barulho de fogos para esses bichos, explica o veterinário, são os picos de adrenalina que podem ser desencadeados, oferendo riscos ao coração, por exemplo.

"Também é comum [o animal] cair, luxar, fissurar algum osso [...] Às vezes, quando ele escuta, principalmente os gatos, ele sai louco e nessa fuga ele não consegue enxergar o que tem pela frente. Ele pode até pular de uma janela, cair e morrer, a depender da altura", acrescenta.

> Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp