Política

Bruno Reis descarta possibilidade de ano eleitoral interferir em formato da Lavagem do Bonfim

Victor Pinto/Bnews
"Jamais, nenhuma questão política ou eleitoral interferirá nas minhas decisões referentes à pandemia", garantiu o gestor  |   Bnews - Divulgação Victor Pinto/Bnews

Publicado em 30/12/2021, às 11h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) afirmou que o formato da Lavagem do Bonfim 2022 deverá ser definido e anunciado até a próxima semana. O democrata disse que os detalhes ainda não foram dialogados com o governo do Estado, e com a Basílica do Bonfim, mas voltou a dizer que os festejos devem repetir o formato de 2021.  

"Jamais, nenhuma questão política ou eleitoral interferirá nas minhas decisões referentes à pandemia", garantiu ao responder se a realização de eleições em 2022 poderia influenciar na decisão do formato da festa. Ele acrescentou ainda que o sufrágio - marcado para outubro - estão "muito longe".

No início de 2021, em virtude da Covid-19, a festa aconteceu observando medidas de isolamento e uso de máscaras, sem o tradicional cortejo em direção à Colina Sagrada- para que a formação de aglomerações fossem evitadas. Desta vez a variante ômicron - que vem provocando o retorno de medidas de isolamento nos EUA e Europa - é motivo de alerta.

Para 2022, a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim já anunciou que as celebrações pela data  serão realizadas com acesso presencial atendendo ao critério de ordem de chegada. Para possibilitar a participação de mais fiéis, as missas serão transmitidas pelo YouTube e nas redes sociais.

"A população saberá escolher o que é melhor", acrescentou Reis, ainda sobre as eleiçções. Nesta manhã, o chefe do executivo municipal apresentou um balanço das ações realizadas por sua gestão ao longo de 2021 durante coletiva  no Palácio Thomé de Souza. Os investimentos para mitigar os efeitos da pandemia foram destaque durante a apresentação.

Transporte Público

Na ocasião, o prefeito também reforçou que o transporte público será o maior desafio do município para 2022, e voltou a manifestar preocupação com eventuais convulsões sociais provenientes dos reajustes anuais previstos por contrato com as concessionárias.

Reis salientou que este é um problema generalizado entre os municípios brasileiros, e que depende de apoio do governo Federal para, por exemplo, seguir garantindo a gratuidade para idosos e deficientes. O município espera receber algum apoio entre janeiro e fevereiro.

*Com informações do repórter Diogo Vieira

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp