Cidades

'Muito provavelmente, vai ser nos moldes do ano passado', diz Bruno Reis sobre Lavagem do Bonfim

Vagner Souza/BNews
Prefeitura tem até o início de janeiro para tomar uma decisão definitiva sobre a realização  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 28/12/2021, às 11h59   João Brandão e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou nesta terça-feira (28) que tem até o início de janeiro para tomar uma decisão definitiva sobre a realização da Lavagem do Bonfim em 2022, "sem antecipar decisões e frustrar expectativas".

Contudo, adiantou que "muito provavelmente" a festa acontecerá nos moldes do que foi feito na lavagem deste ano. 

No início de 2021, em virtude da pandemia, a festa aconteceu observando medidas de isolamento e uso de máscaras, sem o tradicional cortejo em direção à Colina Sagrada, no Bonfim - para que a formação de aglomerações fossem evitadas. 

Para 2022, a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim já anunciou que as celebrações pela data  serão realizadas com acesso presencial atendendo ao critério de ordem de chegada. Para possibilitar a participação de mais fiéis, as missas serão transmitidas pelo YouTube e nas redes sociais.

Reis citou, inclusive, o já anunciado cancelamento da procissão do Bonfim e Bom Jesus dos Navegantes pelo segundo ano consecutivo.

"A lavagem do Bonfim é na segunda quinta-feira do ano. No início do ano, a gente vai ver o que é possível fazer. Mas, muito provavelmente, vai ser nos moldes do ano passado. Se o cenário do início de janeiro foi esse que estamos vivendo hoje, vamos anunciar que foi nos moldes do ano passado. Se permitir ter algo a mais, o momento é que vai definir e nós vamos anunciar", disse. 

O chefe do executivo municipal ressaltou que "os fatos e o tempo por si só estão se encarregando de mostrar" que não será possível que os eventos tradicionalmente realizados no verão aconteçam nos moldes tradicionais. 

"Vocês têm visto a minha postura. Tenho postergado ao máximo para tomar uma decisão, para quando tomar a decisão ela ser a mais acertada possível", completou, fazendo referência aos anúncios relacionados ao cancelamento da festa de Ano Novo e Carnaval.

Também nesta manhã, o prefeito minimizou a antecipação do governador da Bahia Rui Costa (PT) do anúncio sobre a suspensão do Carnaval de 2022

"A gente sabe, compreende, todos os fatores que estão envolvidos em uma celebração como esta, por exemplo, da Lavagem do Bonfim. São pessoas que fazem uma renda nesse período, sabemos da importância religiosa, da importância para promoção da nossa cidade no cenário nacional e internacional. A capacidade que tem de atrair turistas", concluiu.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp