Cidades

Direto de Ilhéus: Queiroga ressalta unidade entre União, Estado e municípios para enfrentar efeitos de temporal

Lara Curcino/BNews
"Todos nós estamos irmanados para trazer um apoio a população que foi vítima dessas enchentes", avalia  |   Bnews - Divulgação Lara Curcino/BNews

Publicado em 28/12/2021, às 10h58   Lara Curcino e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse na manhã desta terça-feira (28) que a União, o Estado da Bahia e os municípios atingidos pelas chuvas estão unidos para mitigar os efeitos da tragédia para a população atingida. 

Queiroga é um dos ministros do governo Bolsonaro presentes ao município de Ilhéus para verificar de perto os estragos provocados pelo temporal dos últimos dias. 

"O governo federal, o governo do Estado da Bahia, junto com as prefeituras, todos nós estamos irmanados para trazer um apoio a população que foi vítima dessas enchentes que tem trazido tristeza não só a Bahia mas para o povo brasileiro", avaliou ao BNews.

Ainda hoje, segundo ele, os ministros vão sobrevoar as áreas atingidas pelas enchentes. Queiroga afirmou também que o ministério da Saúde - por meio de uma portaria editada por ele - alocou mais dois milhões de reais, "fundo a fundo", do Fundo Nacional de Saúde para o fundo dos municípios do sul da Bahia e do Estado de Minas Gerais. 

"Estamos apoiando também com vacinas para influenza, hepatite. Antídotos para animais peçonhentos, hipoclorito de sódio para tratar da água - entre outras ações que são estratégicas e fundamentais para minorar o sofrimento da população e auxiliar no tratamento a saúde", citou. 

O ministro também citou medida provisória anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL)  na última segunda-feira (27), com o objetivo de abrir crédito extraordinário de R$ 200 milhões, que será destinado para mitigar os efeitos dos temporais

O senador Jaques Wagner (PT), presidente da Comissão do Meio Ambiente no Senado, que também está em Ilhéus, reconheceu a importância do repasse federal, mas avaliou que o montante será “insuficiente" para atender os milhares de desabrigados.

* A repórter viajou para Ilhéus para cobertura das enchentes no sul da Bahia.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp