Cidades

Direto de Ilhéus: Solla cobra ‘presença forte’ de Governo Federal e Exército na ajuda aos atingidos pela chuva

Vagner Souza/BNews/Arquivo
"Se fosse o presidente Lula, já estaria vindo, teria mobilizado seu governo", comparou o petista  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews/Arquivo

Publicado em 28/12/2021, às 09h33   Lara Curcino e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Jorge Solla (PT) avalia que a situação das fortes chuvas registradas no Estado, bem como suas consequências, precisava de uma "presença forte" do Governo Federal e das Forças Armadas para ajudar a população local impactada pela tragédia.

Durante sua passagem pelo município de Ilhéus, na manhã desta terça-feira, Solla conversou com a reportagem do BNews.

"Enquanto o governador Rui Costa está aqui desde sábado, na região, o presidente da República está passeando de jet ski, de férias em Florianópolis. [...] Se fosse o presidente Lula, já estaria vindo, teria mobilizado seu governo porque tem empatia com a população. O que mais precisamos é empatia, reconhecer a situação difícil. Certas medidas já precisavam ter sido tomadas", opinou.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse na última segunda-feira (27), que o governo federal editará uma medida provisória com o objetivo de abrir crédito extraordinário de R$ 200 milhões, que será destinado para mitigar os efeitos dos temporais na Bahia. Bolsonaro, contudo, não detalhou como os recursos serão utilizados.

Após uma semana de férias no litoral de São Paulo, Bolsonaro seguiu para São Francisco do Sul, em Santa Catarina, onde passará o Ano Novo. O presidente só retornará para Brasília na próxima segunda-feira (3). Solla também indagou o motivo pelo qual as Forças Armadas não estão colaborando com o processo de resgate das vítimas das chuvas que seguem em áreas isoladas. 

"Ontem tivemos contato com várias prefeituras, com companheiros de diversos municípios, e ainda temos pessoas isoladas - especialmente em alguns pontos da zona rural -, sem poder ser deslocadas de outra forma que não por via aérea", contou. O deputado ponderou ainda que os helicópteros que o Estado poderia ter mobilizado estão todos sendo demandados neste momento.

Antes das chuvas registradas no período natalino,  áreas do extremo sul do Estado haviam sido afetadas por chuvas intensas na primeira quinzena de dezembro, provocando destruição e prejuízos. 

"Estamos com problemas em quase todas as regiões do Estado - Sudoeste, Extremo Sul, Vale do Jiquiriçá. Oeste, piorou. Chapara! Praticamente só o Nordeste do Estado ainda não está sofrendo com as chuvas. É uma mobilização muito grande", completou Solla.

O deputado conta que participou de uma reunião virtual com vários parlamentares petistas na última segunda-feira (27), na qual ficou decidido que o grupo se dividiria - parte partiria para  Brasília, com o intuito de participar de um reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), enquanto outros permaneceriam no Estado, ajudando in loco.

Ele acrescentou que, durante o encontro com Lira, os parlamentares pretendem cobrar, "decisivamente", a participação de recursos federais para apoiar as vítimas das chuvas. Além de deputados do PT, membros do congresso de outras legendas também participarão do encontro com Lira. "Esperamos ter sucesso nesta empreitada", desejou.

Solla permaneceu em Ilhéus nesta terça para acompanhar o trabalho do governador Rui Costa (PT), que segue na região. O senador Jaques Wagner (PT) deve se juntar à comitiva de Rui logo mais, ainda nesta manhã. Há previsão de que o chefe do executivo estadual vá ainda hoje ao município de Ipiaú. 

"Há previsão da vinda do ministro Quiroga [Marcelo Queiroga, da Saúde] e do ministro do  Desenvolvimento Regional [Rogério Marinho]. Esperamos uma participação maior do governo federal", concluiu.

* A repórter viajou para Ilhéus para cobertura das enchentes no sul da Bahia.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp