Religião

Lavagem do Bonfim: Fiéis pedem início da vacinação e fim da pandemia da Covid-19

Vagner Souza e Dinaldo Souza/ BNews
Bnews - Divulgação Vagner Souza e Dinaldo Souza/ BNews

Publicado em 14/01/2021, às 09h16   Diego Vieira e Brenda Viana


FacebookTwitterWhatsApp

O início da vacinação contra a Covid-19 e consequentemente no fim da pandemia. Esses são os principais pedidos dos fiéis que acompanharam a saída da imagem do Senhor do Bonfim da igreja da Vitória, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (14), dia em que aconteceria a tradicional lavagem em homenagem ao santo.

Segurando um protótipo que simboliza a vacina contra o coronavírus, o cantor e compositor Djalma Santos diz que nunca imaginou uma festa presenciar uma festa do Bonfim completamente atípica como a deste ano. Em razão da pandemia, a caminhada em direção à Colina Sagrada, no bairro do Bonfim, foi proibida para evitar aglomeração e a transmissão do vírus. "Esse é um ano muito triste. Uma festa como essa nos outros anos estaria todo mundo alegre. Nunca pensei em uma festa do Bonfim dessa maneira. Então eu vim pedir que essa vacina chegue logo e que resolva esse problema", afirma o fiel que participa da festividade há 10 anos.


O pedido do cantor é o mesmo do artista plástico Adilson Guedes. Esperançoso quanto ao início da imunização, ele espera que o seu desejo seja realizado o quanto antes para que no próximo ano a festa volte a ser realizada como sempre foi. "Nunca imaginei uma lavagem dessa forma. É um momento de tristeza. Fico lembrando daquela multidão. Milhares de pessoas na rua. Aquele encontro de amigos. A caminhada até a colina. Quando ela chega e vê esse cenário completamente diferente que a gente não pode andar é muito triste. Por isso estou aqui para pedir a vacina segura e a cura da Covid para que volte tudo ao normal", diz.



Em dezembro, Adilson foi à Colina Sagrada para agradecer pelas bençãos alcançadas em sua vida e pedir para que a vacina chegue logo na Bahia. Na última sexta-feira de 2020, o fiel praticou a dupla fé, o Natal e a devoção pelo Senhor do Bonfim, também carregando ampolas e uma seringa figurativa, fazendo menção da tão esperada vacinação. Além desse pedido, Adilson também agradeceu pela saúde do seu pai que venceu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).  "A fé é multiplicadora quando você vem várias vezes", comentou na época.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp