Eventos / Lavagem do Bonfim

Salvador: Igreja cancela Procissão do Bonfim e Bom Jesus dos Navegantes pelo 2° ano consecutivo

Vagner Souza / BNews
A Procissão do Bonfim ocorre tradicionalmente na segunda semana de janeiro  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 24/12/2021, às 07h37   Victor Pinto e João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha, em entrevista exclusiva ao BNews ao editor Victor Pinto, confirmou o cancelamento de duas festas populares: Lavagem do Bonfim e Bom Jesus dos Nevagantes. Os moldes deverão seguir os mesmos do ano passado, quando o País ainda ainda vivia o pico da pandemia do coronavírus.

"Nós queremos também que as próximas festas do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, Nossa Senhora da Boa Viagem e do Senhor do Bonfim, que também sejam momentos em que nós celebramos com fervor, com piedade, com ânimo, mas com os devidos cuidados. Por isso não será possível ainda realizar essas celebrações como de costume, com as procissões esperadas, com as romarias ou peregrinações que se deseja. Vamos ainda mais uma vez fazer esse sacrifício, de renunciar a ter as celebrações ou os eventos tradicionais", afirmou.

A festa do Bom Jesus dos Navegantes ocorre no dia 31 de dezembro, já o Bonfim ocorre tradicionalmente na segunda semana de janeiro.

Confira a entrevista completa com Dom Sergio aqui: Dom Sérgio defende vacinação contra o coronavírus: "É a expressão de amor ao próximo"

"Não vamos deixar de ter as missas dentro das igrejas, com menos gente, naturalmente, mas não é possível fazer como gostamos, como queremos, né, procissões que tem sido sempre uma das marcas da piedade popular no Brasil, praticamente aqui em Salvador. Então, não vamos deixar de celebrar, mas não podemos celebrar no ritmo anterior como se não estivéssemos ainda passando pela pandemia", completou.

O governador Rui Costa (PT) bateu o martelo e anunciou que está descartada a realização do Carnaval da Bahia no próximo ano. O anúncio foi feito em conversa com jornalistas na manhã desta quinta-feira (23) na inauguração da reforma da emergência do Hospital Roberto Santos, em Salvador.

"Se no início de dezembro estava difícil de fazer o Carnaval, agora ficou impossível. Sou responsável e eu não autorizaria o Carnaval nestas condições", disse ao tempo que arrancou aplausos dos presentes no ato.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp