Economia & Mercado
Publicado em 27/06/2026, às 13h56 Divulgação Lucas Pacheco
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nest sexta-feira (26) que a bandeira tarifária para o mês de julho de 2026 irá permanecer amarela, ativa desde o mês de abril. Com isso, a conta de luz dos consumidores de energia elétrica continuará mais cara.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
A manutenção da bandeira amarela, que insere um acréscimo na conta de R$ 1,885 a cada 100 kWh, é consequência de condições desfavoráveis de geração no país, típicas do período seco, quando os níveis dos reservatórios das hidrelétricas reduzem para patamares muito baixos e há a necessidade de acionar usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado.
O sistema de bandeiras tarifárias permite que o consumidor acompanhe em tempo real as condições de geração e os impactos nos custos da energia elétrica.
A Aneel ressalta a importância da adoção de hábitos eficientes de consumo para evitar desperdícios e contribuir para a economia doméstica e a sustentabilidade do setor elétrico.
Aneel anuncia manutenção de bandeira amarela e conta de energia continua cara em junho
Coelba revela investimento bilionário para a Bahia e detalha prioridades até 2031; saiba detalhes