Economia & Mercado

Black Fraude? Saiba o que fazer se identificar golpes durante a Black Friday

Black Friday 2023 acontece no dia 24 de novembro  |  Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 12/11/2023, às 06h00   Fernando Frazão/Agência Brasil   Beatriz Araújo

Em meio às diversas promoções que surgem durante a Black Friday, é importante estar atento também aos golpes que acabaram se tornando comuns nesta época do ano. Em 2023, o evento, considerado uma importante data para o comércio, acontece no dia 24 de novembro, e já desperta a necessidade de se precaver de possíveis fraudes.

A ação promocional, realizada por lojistas de todo o mundo com o objetivo de aquecer o consumo e a venda de mercadorias, costuma ser ser uma grande oportunidade para aproveitar descontos na compra de produtos como eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, roupas, calçados, etc. Por outro lado, o momento também acaba se tornando propício para alguns golpes comuns neste período.

Pensando nisso, o BNews entrevistou especialistas que informaram exatamente o que se deve fazer ao identificar esses golpes. Um exemplo comum são lojas virtuais que não cumprem com as obrigações acertadas com consumidor.

De acordo com o advogado Danilo Santana, especialista em Direito do Consumidor, neste caso, o cliente poderá, à sua livre escolha, exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

“Essas escolhas têm como fundamento o artigo 35, do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que garante o cumprimento da oferta. Além disso, o Poder Público, poderá punir as lojas com multas, com base na necessidade de fiscalização das relações de consumo”, informou o professor de Direito do Consumidor.

Já no caso de entregas não realizadas, o advogado explica que o consumidor “pode exigir a entrega do produto, sendo inclusive indenizado por danos morais e materiais, caso não aconteça”.

Outro golpe muito comum neste período ocorre quando algumas lojas elevam os preços às vésperas da Black Friday, para reduzir durante a ação. “Isso é publicidade enganosa. A loja, também, pode ser punida pelo Poder Público que, como eu disse, tem obrigação de fiscalizar o consumo, por meio de seus órgãos, como Procon [Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor] e Codecon [Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor]”, apontou Danilo Santana. “Para o consumidor, este deve ficar atento e denunciar aos órgãos fiscalizadores”, completou.

Como recorrer

Quem também informa como um cliente deve agir ao identificar possíveis golpes durante a Black Friday é a advogada Carolina Orrico, especialista em Direito do Consumidor. Segundo a professora, nesta época do ano, o consumidor precisa redobrar a atenção para não cair em situações de fraude. Para isso, Carolina explica que é necessário verificar “se as informações sobre o produto/serviço estão completas, verídicas e claras, assim como deve ter atenção quanto as formas de pagamento e a quem está pagamento”.

Caso o consumidor desconfie de algo, a advogada explica que este deve solicitar maiores informações antes de concluir qualquer transação. Já nos casos em que o fornecedor não venha a sanar quaisquer questões conflituosas apresentadas, a advogada ressalta que o consumidor poderá requerer seus direitos em diversas esferas.

“Na esfera administrativa, com reclamações perante as agências reguladoras, por exemplo nos casos com passagens aéreas junto à Anac, como também com queixas no Procon; na esfera judicial, junto aos juizados especiais de direito do consumidor, para as causas de até 40 salários mínimos, pois ultrapasando o valor a ação tera que ser poposta no rito ordinário e, por fim, na esfera penal, com o devido registro do boletim de ocorrência nas delegacias especializadas em defesa do consumidor”, orientou a advogada.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia mercado economia brasil direito do consumidor notícias black friday bnews advogado Danilo Santana advogada Carolina Orrico

Leia também


Confira lista de produtos que costumam ficar mais baratos durante a Black Friday


Black Friday: Eletrônicos respondem por 58% das intenções de compra e geram alerta para descarte irregular