Economia & Mercado

Dia Internacional da Mulher: Confira cinco dicas para empreendedoras atraírem mais investimentos para negócios

Brasil conta com mais de 10 mi de empreendedoras que enfrentam dificuldades para obter financiamento, diz IBGE  |  Tânia Rêgo/Agência Brasil

Publicado em 08/03/2024, às 05h30   Tânia Rêgo/Agência Brasil   Verônica Macedo

As últimas décadas foram marcadas por uma transformação do papel da mulher na sociedade. Anteriormente, só tinha à função de cuidadora dos filhos e afazeres domésticos, hoje as mulheres têm conquistado novas atribuições principalmente na esfera profissional, construindo suas carreiras, conquistando cargos de liderança e, até mesmo, optando pelo empreendedorismo.

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Segundo um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), embasado em dados do IBGE, o Brasil tinha 34% de empreendedoras em 2022 — equivalente a mais de 10 milhões de mulheres proprietárias de seus negócios.

Todavia, os desafios dessas empreendedoras são diários, pois muitas vezes precisam enfrentar a discriminação de gênero em suas posições. O cenário torna-se ainda mais desigual, uma vez que os empreendimentos liderados por mulheres possuem uma menor disponibilidade de crédito em comparação aos empreendimentos liderados por homens.

É o que demostram os dados de uma pesquisa do Boston Consulting Group, que considerou 350 startups — 258 criadas por homens e 92 fundadas ou cofundadas por mulheres. Em um período de cinco anos, as startups criadas por homens recebem mais que o dobro de aportes, mas a receita gerada foi cerca de 10% menor que a das mulheres.

“O ambiente empresarial apresenta desafios para ambos os gêneros, mas para as mulheres, em particular, as barreiras tendem a ser mais significativas”, explica Jennifer Chen, CEO da JC Capital e especialista em captação de investimentos. “Elas frequentemente recebem questionamentos relacionados à rotina familiar, filhos e à capacidade de conciliar efetivamente a vida pessoal com a profissional”, explica.

Segundo a empresária, é preciso realizar um esforço conjunto para que essa realidade mude. “Este tipo de comportamento está diretamente ligado a questões culturais e sociais construídas”, afirma Jennifer. “Já temos dados que demonstram os resultados positivos do empreendedorismo feminino na sociedade, só nos faltam as oportunidades”.

Quando uma mulher cresce, toda a sociedade evolui

Além disso, empreendimentos liderados por mulheres são grandes aceleradores de negócios locais, por criar oportunidades para a população e encabeçar iniciativas para o desenvolvimento da comunidade. Dados do Sebrae revelaram um crescimento de 30% em empreendimentos femininos que criam empregos, de 2021 para 2022.

Conhecida por sua habilidade de conectar investidores e empresas, a especialista afirma que uma das principais alternativas para contornar essa situação é através da criação de oportunidades por e para mulheres. “Somente através da união das mulheres, conseguiremos alcançar lugares que, atualmente, são dominados pelos homens. Como costumo dizer: menos ego e mais parceria”.

A sociedade desempenha um papel crucial na promoção de programas que facilitem o acesso ao crédito para as empresárias brasileiras, tanto através de iniciativas privadas quanto do Governo Federal.

Cinco dicas para angariar aportes e combater a discriminação de gênero

Para ajudar as empreendedoras a obterem investimentos para os seus negócios, Jennifer Chen separou algumas dicas. Confira:

1. Procure programas de investimentos

Buscar investidores para uma empresa é uma etapa crucial no caminho para o crescimento e a expansão dos negócios. Essa busca não se resume apenas a encontrar fontes de financiamento, mas também a identificar parceiros estratégicos que compartilhem da visão e dos objetivos da empresa. É fundamental apresentar um plano de negócios sólido e atrativo, demonstrando o potencial de crescimento e os diferenciais competitivos da empresa

2. Trabalhe a autoconfiança

Muitos investidores podem ter uma visão conservadora de que a qualquer momento as mulheres abandonariam seus negócios para cuidar da casa e de sua família. Portanto, para passar segurança durante uma proposta, é importante demonstrar confiança em seu trabalho, suas capacidades e na sua experiência. “A confiança é um aspecto fundamental para escalar o seu projeto ou a sua empresa. Valorize o seu trabalho, tome decisões com assertividade e conquiste a confiança de todos os presentes na sala”, afirma a especialista.

3. Apresente um plano de negócios

Neste caso, os números falam mais do que palavras. Se preocupe em comprovar o potencial do seu negócio através de resultados transparentes e que possam ser verificados. “Elaborar um bom plano estratégico e apresentar relatórios consistentes tornará possível mostrar o panorama da empresa e das perspectivas”, explica Jennifer.

4. Elabore um bom pitch

O pitch nada mais é do que uma apresentação para vender a ideia do seu negócio para os investidores. Neste caso, é fundamental que a empresária tenha, não só um conhecimento profundo sobre o seu negócio, mas a capacidade de comunicar a ideia de maneira clara e confiante.

Segundo Jennifer, um dos primeiros passos é conhecer os interesses do investidor. “Um bom pitch é essencial para conquistar o investidor”. Ela ainda ressalta a importância de separar todos os dados que sejam relevantes para a apresentação, traçando as principais problemáticas que podem ser questionadas.

“Tratando-se de um negócio liderado por uma mulher, é possível que os investidores prestem mais atenção nos possíveis riscos do que no potencial da proposta”, explica. “Portanto, demonstre segurança, confiança e conhecimento, acima de tudo”, ressalta Jennifer.

No momento do pitch, valorize seus números, não tenha medo demonstrar seu interesse no investimento e o impacto que o seu negócio pode proporcionar.

5. Crie táticas para possíveis discursos discriminatórios

Sabendo de todos os obstáculos que as mulheres precisam lidar no mercado corporativo, é importante que elas tenham em mente as possíveis situações e saibam como enfrentá-las da melhor maneira.

“Para que você não seja desencorajada pelo que irá ouvir, crie estratégias para lidar com tais cenários — sempre mantendo o foco e analisando as situações de maneira crítica”, explica a especialista. “Pode ser difícil não deixar os sentimentos tomarem conta, mas é algo que precisa ser desenvolvido”, afirma. “Em situações como essas, é importante ser mais razão e menos emoção. Nós mulheres precisamos deixar a emoção de lado e adotar uma postura mais racional para não nos deixar afetar por esses comentários”, conclui Jennifer.

Por fim, a empresária afirma que existe muita oportunidade para as mulheres no mercado. “A cada dia, mulheres mais poderosas, inteligentes e capazes estão ocupando espaços mais importantes, traçando um caminho muito mais livre para as que vierem depois”, finaliza a CEO da JC Capital.

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Tags mercado economia IBGE Sebrae dicas investimentos financiamentos negócios dia internacional da mulher empreendedoras

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