Economia & Mercado
Publicado em 13/06/2023, às 07h19 - Atualizado às 07h24 Ilustrativa Redação
A Kantar Ibope Media, que mede a audiência de TV no Brasil, incluiu em suas métricas o consumo residencial do TikTok. Em 2022, o instituto lançou o Cross Platform View, que mensura o consumo dentro das casas brasileiras.
Segundo o comunicado divulgado, desde o seu lançamento, a solução vem incorporando dados de share de audiência domiciliar de TV Linear (TV aberta e TV paga) e Plataformas de Vídeos Online, permitindo a indústria mídia compreender o consumo de vídeo em diferentes telas e plataformas, com uma métrica única e comparável, a partir de uma metodologia amplamente validada e utilizada nos principais mercados globais.
Os dados da plataforma estão sendo disponibilizados para os clientes da Kantar IBOPE Media desde o início de maio. Com o mês fechado, a empresa revela o consolidado do mês.
“Com base no Cross Platform View™, a participação da TV Linear (TV aberta e TV paga), ao considerar todos os dispositivos (smartphones, tablets, laptops e TVs conectadas ou não), dentro do domicílio, representou 76,2%, enquanto formatos de vídeo online obtiveram 23,8%, sendo que o TIK TOK obteve 3,1% de share no durante o mês de maio. Já ao considerarmos apenas aparelhos de TV – conectados ou não –, a TV Linear representou 86,4% de share. Já as plataformas e vídeo online obtiveram 13,6% de participação”, diz trecho do comunicado.
Desde que foi lançada, a solução incorpora informações de share (participação) de audiência domiciliar de TV linear, aquela que é vista em tempo real, somando TV aberta e paga, e plataformas de vídeos online. Estes relatórios separam o consumo total de telas em cada residência da mostra da empresa, com dispositivos como celulares e notebooks, e consumo realizado apenas pelo televisor.
Segundo a coluna de Cristina Padiglione na Folha de São Paulo, durante o mês de maio, os formatos de vídeo online registraram 23,8% de participação. Desse total, 3,1% vieram do TikTok. Esse número é maior do que o tempo dedicado à RedeTV! e à TV Cultura, que, juntas, não chegaram a 3% de participação no consumo total de vídeos. Já o percentual da TV linear (aberta e paga), considerando todos os dispositivos (smartphones, tablets, laptops e TVs conectadas ou não), foi de 76,2%.
A publicação detalhou ainda que os índices do TikTok também superaram os do Globoplay, serviço de streaming da Globo, que teve 0,8% de consumo no mês de maio. A rede social ficou logo atrás da Netflix, que registrou 4,2% do share.
Leia a íntegra do comunicado do Kantar Ibope Media: