Economia & Mercado

Microempreendedor deve ficar atento para não errar na declaração anual da Receita Federal

Microempreendedor também não pode perder prazo para entrega obrigatória da declaração; saiba qual  |  Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 20/02/2024, às 11h31 - Atualizado às 11h48   Marcelo Camargo / Agência Brasil   Verônica Macedo

A Receita Federal (RF) pede cautela aos microempreendedores individuais na hora do preenchimento do formulário de declaração anual de faturamento (DASN-SIMEI) das empresas. O alerta é para evitar erros no documento e, assim, fugir de problemas futuros.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Dentre as complicações provocadas por equívocos nas declarações, destacam-se: restrição ou cancelamento do CNPJ, o bloqueio da emissão de notas fiscais e da conta bancária do microempreendedor, além de contratempos com as contribuições ao Instituto Nacional de Seguro Social - INSS, que deixam de ser computadas.

Como informa a reportagem da Agência Brasil, “na declaração, é preciso informar os ganhos obtidos em 2023, como vendas e prestações de serviços. O faturamento anual deve ser, no máximo, de R$ 81 mil ou proporcional ao mês de abertura da empresa”.

Os ganhos com comércio ou serviço devem ser computados separadamente e as contratações de todos os colaboradores devem ser informadas à Receita.  

Atenção: o prazo para entrega obrigatória da declaração anual encerra em 31 de maio. Vale salientar que a declaração está disponível na página do Simples Nacional. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Receita Federal mercado economia faturamento negócios microempreendedor RF declaração anual Conselho Federal de Contabilidade cfc

Leia também


China decide imitar carros de luxo em vez de criar seus próprios modelos


Investimento em micro influenciadores se destaca como tendência no mercado de publicidade