Economia & Mercado

PIB do agro nacional recua; saiba motivo de queda e expectativas futuras do setor

Recuo do PIB aconteceu no primeiro trimestre de 2024  |  Divulgação / Freepik

Publicado em 05/06/2024, às 09h19   Divulgação / Freepik   Verônica Macedo

Um recuo de 3% no Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária brasileira foi registrado nos primeiros três meses de 2024. A análise realizada pelo Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – LSPA levou em conta o mesmo período do ano anterior.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Essa informação foi noticiada em reportagem de o site Uol. “O resultado negativo é justificado pela menor produção de soja, motor do setor no Brasil. Para os próximos meses, a estimativa é de um cenário ainda mais desafiador após as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul”, diz a matéria.

Ainda de acordo com a reportagem, tal recuo acontece em função do decréscimo da produtividade de colheitas essenciais para o setor. “Na comparação com os primeiros meses do ano passado, a soja (-2,4%) e o milho (-11,7%) amargam quedas nos volumes de produtividade, mostra o LSPA (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola) divulgado em maio. No ano passado, os dois grãos tiveram safras recorde”, conclui a matéria.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tagsmercadoeconomiaserviçospibsojaagronegóciogrãosprodutividade

Leia também


Entenda como cotação do dólar afeta os índices de inflação do Brasil


Mercado financeiro: Economistas brasileiros estão pessimistas com redução de juros; entenda por que