Economia & Mercado
Publicado em 25/10/2024, às 11h42 - Atualizado às 11h44 Divulgação Verônica Macedo
O mercado de comunicação, ou melhor, os profissionais de jornalismo de todo o mundo estão com os olhos voltados para a Polônia em função de uma polêmica gerada esta semana. Segundo a coluna Media Talks do portal Uol, a OFF Radio Krakov lançou três apresentadores virtuais criados por Inteligência Artificial – IA, após demitir mais de 10 membros da equipe.
“O diretor da emissora, Marcin Pulit, explicou que o projeto é um “experimento sem precedentes” destinado a responder a uma pergunta que assombra a imprensa: a IA representa uma oportunidade ou uma ameaça ao futuro do jornalismo?”, informou a matéria do Uol
Ainda de acordo com a reportagem, Mateusz Demski, jornalista e crítico de cinema que apresentava um programa na estação pública até agosto e está entre os demitidos, ressaltou que “a resposta é clara. Ele protestou veementemente contra a novidade e criou uma petição que rapidamente ultrapassou 15 mil assinaturas, além de ter provocado uma reação do governo. Krzysztof Gawkowski, ministro de assuntos digitais e vice-primeiro-ministro, escreveu no X (antigo Twitter) dizendo que havia lido o apelo de Demski e que é preciso regulamentar a IA”.
“Embora eu seja um fã do desenvolvimento de IA, acredito que certos limites estão sendo ultrapassados cada vez mais. O uso generalizado da IA deve ser feito para as pessoas, não contra elas!”, escreveu em sua conta do X.
Saiba como consórcio pode ser um aliado do planejamento financeiro familiar
Reforma Tributária: Saiba o que vai mudar e encarecer no IPVA, segundo advogado