Economia & Mercado

Real tem um dos piores desempenhos entre as moedas emergentes nesta terça (16)

Real registrou desvalorização de 1,58% em relação ao dólar, que fechou o dia cotado a R$ 5,26  |  Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 16/04/2024, às 17h57   Valter Campanato/Agência Brasil   Cadastrado por Mariana De Siervi

O real teve o terceiro pior desempenho entre as moedas emergentes nesta terça-feira (16), com os investidores acompanhando de perto mudanças na meta fiscal e na economia dos Estados Unidos. A moeda brasileira registrou uma desvalorização de 1,58% em relação ao dólar, que fechou o dia cotado a R$ 5,26, alcançando seu maior valor em mais de um ano. Apenas o peso mexicano e a rupia indonésia tiveram quedas mais acentuadas do que o real, como observado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em um evento do FMI nos Estados Unidos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Haddad destacou que diversos fatores contribuíram para a pressão sobre a cotação do dólar, incluindo dados indicando uma atividade econômica robusta e uma inflação ainda não totalmente controlada nos Estados Unidos, além da escalada do conflito no Oriente Médio e uma turbulência causada pela divulgação de uma nova previsão para a meta fiscal. Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, afirmou que os recentes indicadores econômicos americanos não inspiram confiança para começar a reduzir as taxas de juros no país. Na semana anterior, os dados de inflação nos EUA superaram as expectativas do mercado.

A aversão ao risco levou os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA com vencimento em dois anos a atingirem 5% pela primeira vez em cinco meses, enquanto o dólar continuou sua trajetória de alta pelo quinto dia consecutivo. Agora, o mercado está adiando suas expectativas de um corte nas taxas de juros pelo Fed para novembro. Além disso, os investidores estão preocupados com a situação no Oriente Médio após o ataque do Irã a Israel no fim de semana passado.

No último mês, o real foi a moeda emergente que mais se desvalorizou, acumulando uma queda de 5,17%.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Estados Unidos mercado dólar economia brasil real EUA moeda bnews

Leia também


Governo quer encomenda tecnológica ainda neste ano para transição energética


Caixa oferece mais de 220 imóveis pelo Brasil em novo leilão com descontos de até 50%; veja detalhes