Economia & Mercado

Semana Azul BNews: Henrique Carballal comenta "gargalos" portuários e destaca necessidade de "união dos poderes públicos"

Henrique Carballal foi o convidado desta terça-feira (2) do projeto Semana Azul BNews  |  Reprodução/ BNews TV

Publicado em 02/09/2025, às 16h26   Reprodução/ BNews TV   Luiz Guilherme

Durante o segundo episódio do projeto especial de reportagens "Semana Azul BNews", nesta terça-feira (2), o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) Henrique Carballal comentou a infraestrutura portuária e destacou alguns "gargalos" no transporte, para que os materiais sejam escoados até seu destino. 

Nós homens públicos da Bahia temos que nos unir para garantir que haja a defesa dos interesses da Bahia. Há uma esperança muito grande na conclusão da FIOL, no início da construção do Porto Sul, que não vai concorrer com o porto de Ilhéus e traz uma novidade desse escoamento que vai vir da produção da Fiol", iniciou. 

Ainda na entrevista, o presidente da CBPM ressaltou que algumas ideias já vem sendo discutidas para um melhor escoamento desses materiais que chegam ou saem da capital baiana.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O nosso pensamento é pegar aquela produção de uma região e escoar pelo lago do Sobradinho e chegar na FCA. E você teria, portanto, uma estrada de ferro que vai trazer esses minerais aos portos de Salvador ou Aratu", disse. 

Classificação Indicativa: Livre


TagsHenrique CarballalBNews economiaEconomia do MarEconomia azulsemana azul bnews

Leia também


Semana Azul BNews: Diretor-presidente da Codeba revela que estudo é autorizado para ativar hidrovias do Rio São Francisco


Semana Azul BNews: Segundo dia de projeto recebe presidentes da Codeba e CBPM; assista