Economia & Mercado

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado com novas tarifas; confira

Segundo a Casa Branca, pelo menos 14 países receberão cartas sobre comércio  |  Reprodução / X

Publicado em 07/07/2025, às 18h52   Reprodução / X   Redação Bnews

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta segunda-feira (7) uma série de cartas para diferentes parceiros comerciais. No documento, ele estabeleceu alíquotas mínimas sobre produtos importados que vão de 25% a 40% e têm vigência a partir de 1º de agosto.

Trump já havia antecipado neste domingo (6) que os EUA enviariam cartas a seus parceiros comerciais, especificando os valores de taxas que esses países teriam de pagar caso não negociassem acordos com a maior economia do mundo.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Veja abaixo alguns dos países que vão receber as cartas e as tarifas anunciadas por Trump:

Nas cartas, Trump afirma que o gesto representa uma demonstração da “força e do compromisso” dos EUA com seus parceiros e destaca o interesse em manter as negociações, apesar do déficit comercial significativo.

"A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Japão uma tarifa de apenas 25% sobre todos os produtos japoneses enviados aos Estados Unidos, separadamente de todas as tarifas setoriais", informa a carta enviada ao primeiro-ministro japonês, Ishiba Shigeru.

"Entenda que os 25% são muito menos do que o necessário para eliminar a disparidade do déficit comercial que temos com seu país. Como é do seu conhecimento, não haverá tarifa se o Japão, ou empresas de seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos", continua a carta, destacando que os EUA se comprometem a obter as aprovações necessárias de forma rápida.

"Se, por qualquer motivo, vocês decidirem aumentar suas tarifas, qualquer valor que escolherem será adicionado aos 25% que cobramos", acrescenta Trump no texto.

As cartas enviadas aos demais líderes repetem integralmente o conteúdo da mensagem destinada ao primeiro-ministro japonês — com tarifas mínimas sobre produtos importados específicas para cada país.

Classificação Indicativa: Livre


TagsComércioEUAtaxasTrumprelações comerciaisprodutos importadora

Leia também


Casa Branca confirma que Trump está monitorando Brics no Brasil


Donald Trump decide fazer importante pedido a Eduardo Bolsonaro sobre Alexandre de Moraes; saiba detalhes