Economia & Mercado

Vale assina acordo milionário na Justiça por prejuízos causados pela barragem de MG

Acordo milionário não inclui despesas por danos desconhecidos ou futuros  |  Divulgação / Pixabay

Publicado em 19/08/2023, às 15h13 - Atualizado às 15h21   Divulgação / Pixabay   Cadastrado por Verônica Macêdo

Acordo assinado pela Vale e o município de Barão de Cocais (MG) é regulamentado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e o Ministério Público Federal (MPF). A celebração envolve um valor de, aproximadamente, R$ 527.531.926,14, referente à compensação e repararaçaõ integral dos danos provocados pela elevação dos níveis de emergência da barragem Sul Superior, da Mina de Gongo Soco.

A quantia milionária não engloba os custos relacionados aos prejuízos ocasionados por danos desconhecidos ou futuros, consequentes das ações contidas no plano emergencial e das evacuações.

"As ações civis e penais são necessárias muitas vezes, mas as portas devem estar abertas ao diálogo. Neste caso, com a matéria já judicializada, conseguimos construir uma solução que atendesse aos interesses da comunidade de Barão de Cocais. Quero, sobretudo parabenizar a condução da desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, que conseguiu que as partes conversassem e achassem o melhor caminho para resguardar os interesses dos mineiros", disse o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Justiça economia Ministério Público Vale desembargador defensoria pública danos MG acordo barragem

Leia também


Identidade global através da íris e pagamento em criptomoeda; entenda


Ibovespa fecha em alta pela 1ª vez em agosto; veja detalhes