Educação

Veja tudo o que você precisa saber antes da prova do Enem

O Bnews reuniu informações sobre realização da prova  |  Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Publicado em 16/01/2021, às 05h26   Marcelo Camargo/ Agência Brasil   Redação Bnews

O primeiro dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será neste domingo (17). Após grande debate em torno do cancelamento da prova, sob a justificativa de que muitos alunos ficaram prejudicados com o cancelamento das aulas presenciais, o Ministério da Educação decidiu manter o calendário. O teste é a principal porta de entrada para o ensino superior do país. O Bnews mostra tudo o que você precisa saber antes de realizar o exame.

As provas da versão impressa do Enem acontecem também no dia 24 de janeiro. Já o Enem digital, que acontecerá pela primeira vez em 2021, será realizado em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O gabarito das provas objetivas será divulgado até três dias úteis depois das últimas provas. A data para o candidato acessar sua prova de redação ainda não foi divulgada. A divulgação dos resultados finais será feito no dia 29 de março.

Primeiro dia de prova

Segundo dia de prova 

Horários

Itens obrigatórios 

Itens proibidos

Dicas para se preparar para a prova

Todo ano o tema da redação é esperado com grande expectativa. Para estar bem preparado, o ideal é que o candidato esteja em dia com as principais notícias e temas discutidos durante o ano. A professora de redação do Villa Global Education, Mônica Melo, explica que o tema da redação geralmente está direcionado a questões nacionais. “A dica é revisitar as anotações que foram feitas durante o ano a respeito dos problemas que atingiram o Brasil no último ano, tomando como base o noticiário, e formar uma opinião sobre o assunto”, indica Mônica. 

Refrescar na memória os principais conteúdos estudados durante o ano pode ajudar tanto nas questões objetivas quanto na redação. O professor de Geografia do Villa Global Education, Ricardo Behrens, indica a elaboração de quadros-resumo, mapas mentais ou fichamentos para revisar os principais tópicos. “Em Geografia, por exemplo, os principais temas das questões são agropecuária; população e urbanização; economia mundial e globalização; geopolítica; meio ambiente e clima e vegetação. Vale a pena montar estratégias para revisar esses conteúdos”, indica Ricardo.

​​​​​​​O primeiro dia de prova, composta por uma redação e 90 questões objetivas (45 de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas), pode ser bastante exaustivo. Descansar o corpo e a mente também pode ajudar a estar bem preparado. “A prova é uma maratona. É preciso manter a calma nos dias anteriores e pegar leve, para que seja um dia proveitoso. E lembrar sempre da importância de dormir e comer bem”, reforça o professor do Villa.

Ver filmes pode ser uma forma leve de se preparar para o exame. “O último ano foi atípico e os estudantes estão cansados. Podemos aproveitar para reforçar o que foi aprendido com bons documentários”, comenta Ricardo. As indicações do professor são Hotel Ruanda (2004), Clash: no Limite (2004), Syriana: a Indústria do Petróleo (2005), O Mundo Global Visto do Lado de Cá (2006), Diamante de Sangue (2006),  The True Cost (2015), A Indústria Americana (2019) e o Dilema das Redes (2020).

O formato de redação cobrada no ENEM é a dissertação-argumentativa. Ter isso em mente irá direcionar o candidato a escrever um texto assertivo. “Espera-se que este tipo de texto seja dividido em quatro parágrafos e seja opinativo, baseado em argumentações. O candidato deve se lembrar de reservar o último parágrafo para apresentar uma proposta de intervenção para o problema em questão. Não precisa ser uma solução, basta que seja uma proposta de intervenção”, explica Mônica. 

Por ser uma prova longa, o indicado é fazer uma leitura atenciosa. A professora Mônica orienta que os participantes comecem pela leitura do tema de redação. “Sugiro que o aluno leia o tema da redação antes, faça as questões de humanidades em seguida e só depois comece a escrever a redação. As questões podem dar muitos insights e ajudar no momento da escrita”, explica a educadora. “A leitura da prova vai além do texto escrito. Deve-se observar muito bem as tabelas, gráficos e imagens”, complementa Ricardo.

Durante a prova, o tempo deve ser bem aproveitado. Não só o tempo reservado para a resolução das questões e escrita da redação, mas também os tempos de pausa. “Saber usar o tempo para ir ao banheiro, comer ou beber água pode ajudar a diminuir o grau de estresse e ansiedade da prova”, indica Behrens.

Com antecedência, é importante conferir o local onde a prova será realizada e o que pode ser levado, para evitar imprevistos. Para realizar a prova, é permitido somente o uso de caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta e é obrigatória a apresentação do documento de identificação.

Matérias relacionadas: 

Candidatos infectados por Covid-19 terão nova chance de fazer Enem 

Estudantes tentam se proteger da Covid-19 ao encarar Enem e vestibulares 

Nota do Enem 2020 não valerá para o SISU, Prouni e Fies

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador Enem dicas Saber bnews