Educação

Ufba fica fora do ranking das 50 melhores universidades da América Latina

Uneb sequer figurou na lista  |  

Publicado em 13/06/2012, às 10h04      Redação Bocão News - @bocaonews


 



A Universidade Federal da Bahia (Ufba) ficou fora do ranking das 50 melhores universidades da América Latina. A informação foi divulgada pela QS Quacquarelli Symonds University Rankings, organização internacional de pesquisa que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. A universidade ficou na 59ª posição, entre as 250 instituições avaliadas, com 50,98 pontos. Em 2011, a Ufba foi avaliada como a 42ª melhor universidade.


Já a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que figurou na 175ª posição no ranking do ano passado, não apareceu na lista deste ano. O Brasil tem 65 universidades entre as 250 melhores da região. A Universidade de São Paulo (USP) apareceu pelo segundo ano consecutivo como a primeira colocada. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em terceiro lugar, atrás da Pontifícia Universidade Católica do Chile. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) completa o top 10 na 8ª posição.


Apesar do índice geral da Ufba ter diminuído a pontuação, alguns cursos da universidade são bem avaliados. O Guia do Estudante, publicação do Grupo Abril voltada para o público universitário, listou os cursos de Engenharia Ambiental, Jornalismo, Arquitetura e Urbanismo e Administração da Ufba entre os melhores do Brasil. A avaliação é feita por 19 profissionais, com a ajuda de 3 mil professores.

Informações do Correio

Classificação Indicativa: Livre


Tags UFBA Uneb universidade federal da bahia