Eleições / Eleições 2022

3 mil indígenas estão sem votar após prefeito bolsonarista suspender os transportes, diz cacique

O líder da tribo revelou que o motivo seria político, já que a maioria votou no Lula durante o 1° turno  |  Reprodução/Twitter

Publicado em 30/10/2022, às 15h39   Reprodução/Twitter   Cadastrado por José Ivan Neto

Indígenas de seis etnias do município de Querência, cerca de 717 km de Cuiabá, ainda não conseguiram votar para as eleições do 2° turno após o prefeito da região, Fernando Gorgen (União), suspender o transporte público nas terras indígenas, segundo o portal Midia Jur.

 

De acordo com denúncias feitas ao portal pela comunidade local, o prefeito optou pela suspensão dos transportes ao perceber que a maioria dos indígenas votou no ex-presidente e candidato à presidência Luiz Inácio Lula Silva (PT) no 1° turno. 

 

Em depoimento ao Midia Jur, o cacique Siraium Kayabi, de uma aldeia de etnia Kayabi, expressou sua revolta sobre a situação: “No primeiro turno eles viram que nós, povos indígenas, votamos mais para o Lula, por isso que eles não queriam, estão botando essa dificuldade para que a gente não vá votar no segundo turno, estamos muito bravos e nervosos". 

 

Indígenas das etnias Suiá, Kayabi, Kalapalo, Matipu, Nafukuá e Kuikuro ficaram impossibilitados de exercerem o direito básico do voto. Alguns desses grupos vivem na Terra Indígena do Xingu, a maior área indígena do estado de Mato Grosso.

 

Gorgen, antes do primeiro turno, tornou público sua escolha de apoiar a campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro no Instagram. Além disso, na mesma rede social, sua foto de perfil é um retrato em que ele está posando ao lado do atual presidente. 

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula voto segundo turno Jair Bolsonaro indígenas bnews

Leia também


TRE-BA substitui 101 urnas no estado


Pelo menos 18 pessoas foram conduzidas sob acusação de crime eleitoral até o início da tarde