Eleições / Eleições 2022

Pelo menos 18 pessoas foram conduzidas sob acusação de crime eleitoral até o início da tarde

Divulgação/PC
A realização de boca de urna, que consiste em tentar convencer o eleitor nas proximidades dos locais de votação, é o crime mais registrado até o momento  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PC

Publicado em 30/10/2022, às 14h12   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Até o começo da tarde deste domingo (30), pelo menos 18 pessoas foram conduzidas acusadas de cometer crimes eleitorais. As conduções ocorreram nos municípios de Ibirataia (9), Jitaúna (3), Jequié (1) e Salvador (3). Exceto a ocorrência em Jequié, onde um homem foi conduzido após ser flagrado fazendo o registro do voto na cabine com o celular, as demais ocorrências foram referentes à boca de urna. Também há duas conduções por agressão física, em Salvador. 
A realização de boca de urna, que consiste em tentar convencer o eleitor nas proximidades dos locais de votação, é o crime mais registrado até o momento. Essas e outras irregularidades são monitoradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado no Centro de Operações e Inteligência, no CAB.
O CICC reúne representantes de mais de 30 instituições estaduais municipais e federais com o objetivo de monitorar os locais de votação e regiões de grande movimento, como estações de transbordo, com o objetivo de garantir o direito de voto dos baianos. O trabalho integrado permite a rápida adoção de medidas, se necessária, com o acionamento e o envio imediato de equipes.
O secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, reforçou o profissionalismo das equipes e destacou a importância do trabalho preventivo para que todos possam exercer o direito de votar. “Nosso trabalho é justamente garantir que a democracia seja respeitada e que todos possam fazer suas escolhas, garantir o direito de voto dos baianos”, finalizou o secretário. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp