Eleições / Eleições 2022

93% afirmam já estar totalmente decididos sobre voto a presidente, diz Datafolha

Os índices são semelhantes aos da semana passada (93% e 7%, respectivamente)  |  Montagem | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 14/10/2022, às 19h44   Montagem | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil   Joelmir Tavares/Folhapress

Faltando pouco mais de duas semanas para o segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), 93% dos eleitores se dizem totalmente decididos sobre o voto para presidente, enquanto 6% afirmam que a escolha ainda pode mudar, segundo a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta (14).

Os índices são semelhantes aos da semana passada (93% e 7%, respectivamente). Como o instituto arredonda valores, a soma pode ser diferente de 100% em alguns casos. A nova pesquisa mostra Lula estável na liderança de intenções de voto, com 49%, e Bolsonaro com os mesmos 44%.

Assim como ocorreu ao longo dos últimos meses, o percentual de convicção é ainda maior entre os entrevistados que optam pelos dois competidores. Dos eleitores do ex-presidente, 95% declaram plena certeza sobre a escolha. Dos apoiadores do atual mandatário, 94% se dizem totalmente decididos.

Entre os eleitores que declaram a intenção de votar nulo ou em branco, 77% se dizem totalmente decididos e 23% afirmam que ainda podem mudar

Na semana anterior, a convicção nesse grupo era de 65%, e 34% consideravam uma alteração. O quadro sugere uma cristalização da opinião dos entrevistados dispostos a anular ou votar em branco.

Realizado de quinta-feira (13) a esta sexta (14), o levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O instituto ouviu 2.898 pessoas em 180 municípios. A pesquisa, contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01682/2022. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

O Datafolha perguntou à parcela de eleitores voláteis, aqueles que ainda podem mudar a decisão, o que fariam caso modificassem a atual opção.

Os resultados mostram que 68% teriam como "plano B" o voto nulo ou em branco, 16% migrariam para Lula e 14% escolheriam Bolsonaro. Outros 2% não têm opinião a respeito.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula eleições eleitores segundo turno votação bolsonaro votos bnews

Leia também


Zé Ronaldo reage as especulações sobre se fica ou sai da coordenação de campanha de ACM Neto


Datafolha/Presidente: Lula mantém vantagem apertada sobre Jair Bolsonaro; veja números


Lula tem data definida para retornar a Bahia antes do dia da eleição do segundo turno